Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa

Nós já falamos aqui que a primeira coisa que você deve fazer quando chega em NY e vai usar o metrô, é pedir um mapa do metrô. Todo funcionário naquele guichê tem vários mapas, que são de graça. É só chegar lá e pedir “a subway map”. Nesse mesmo post anterior (Parte 1), nós explicamos que tipo de metrocard você pode/deve comprar. Agora que você já sabe comprar e usar o metrocard, vamos entender o mapa dos metrôs.

O site da MTA também tem o mapa do metrô, com links para as estações que você quiser informações. Mas isso só funciona se você tiver acesso a internet, e não vale a pena perder tempo na rua fazendo isso. Você pode (até deve, acho) brincar um pouco com o mapa online quando tiver tempo e se estiver realmente quase chegando na cidade, para se familiarizar ao menos as coisas básicas. Mas, para o dia-a-dia na cidade, use o mapa de papel que eles dão, ou imprima o pdf do site da MTA (eu aconselho a pegar o mapa nas estações). Não adianta trazer o mapinha que tem no seu guia de turismo de NY. Às vezes os mapas são desatualizados/errados. Melhor usar o daqui.

Apesar do mapa que eles dão ser MUITO bom, ele dá apenas as informações gerais. Como em toda cidade grande, sempre acontece algo, um acidente, um problema nos trilhos, energia, manutenção, obras, etc., que fazem com que a estação feche (por alguns dias ou horas) ou fazem com que o metrô pule algumas estações. Não se desespere: chegaremos lá! Primeiro, vamos ao mapa.

Mapa das linhas de metrô

A primeira coisa que você deve fazer quando pegar o mapa é circular a estação mais próxima ao local onde você está hospedado. Depois, você deveria marcar as estações próximas aos locais que você quer visitar, só para ficar mais fácil quando estiver na rua, identificar o que você deve fazer. Como vocês podem ver, as linhas de metrô de NY são agrupadas em cores (linhas amarela, laranja, verde, azul, vermelha, cinza, marrom e roxa). Para cada cor, você pode ter várias linhas de metrô, especificadas por números ou letras. Cada estação tem um nome e, no mapa, você pode ver quais cores de metrô passam por ali. Isso ajuda para uma identificação rápida. Por exemplo, se você está perto da estação da 14a rua com 1a avenida (1st ave), e quer pegar a linha azul para ir para o museu de história natural, você rapidamente vê que nessa estação só passa a linha cinza… daí você vai precisar fazer alguma transferência. Círculos pretos nas estações significam que apenas trens locais param naquela estação. Trens locais são linhas de metrô que param em praticamente todas as estações de metrô daquela linha. Trens expressos são linhas de metrô que pulam várias estações. Os trens expressos param apenas nas estações que tem bolinhas brancas.

As 4 coisas mais importantes para lembrar quando estiver andando de metrô em NY são:

1) Saiba para qual direção você quer ir: antes de entrar na estação, identifque para que lado da cidade você quer ir. Se você está na altura da rua 23 e quer ir para a rua 42, você que ir para o norte da cidade, ou seja, na direção uptown. Então, toda vida que você quiser ir para uma rua acima da que você está, você quer ir uptown. Se você está na rua 42 e quer ir para a 23, você quer ir para o sul da cidade, ou seja, downtown. uma vez que você sabe para que lado você quer ir, preste atenção na placas:

  • na entrada da estação: essa estação dá acesso aos trens uptown e downtown ou uptown only, downtown only?
  • na estrada da roleta: esse acesso é para trens uptown downtown ou uptown onlydowntown only?
  • na plataforma do metrô: desse lado da plataforma, os trens são downtown ou uptown?

2) Saiba qual trem você quer pegar: quando você estiver na plataforma, não pegue o primeiro trem que vier. Confira quais trens que param na plataforma que você está vão para a estação que você quer. Por exemplo, na estação da Union Square, na plataforma da linha verde, param os trens 4, 5 e 6, mas o 4 e 5 são expressos e o 6 é local.

3) Preste atenção aos avisos: às vezes o condutor do trem avisa alguma mudança de linha (tipo, você está num trem local e, por algum motivo, a partir da estação x ele vai ser expresso). Esses avisos, em geral, incluem informação sobre como fazer para ir para a estação x que o trem não vai mais parar. Ou os avisos se referem a um atraso, então o trem vai ficar parado por alguns minutos. Coisas assim. É importante tentar entender, mas nem sempre você vai conseguir (eles falam condutês). Se não conseguiu, não se desespere. Continue no trem até você se localizar. Se você queria ir para a estação 42 e da 34 ele passou direto para a 59, desça na 59 e procure um trem downtown. Não se desespere. Se o condutor falou algo e ninguém saiu do trem, continue no trem. Se todo mundo saiu do trem, saia do trem.

Cartaz com mudança no metrô – By Lorena Fortuna

4) Preste atenção nos avisos na estação: sempre que há uma modificação planejada, a MTA coloca avisos (de papel mesmo) colados na parede da estação e plataforma. Se você estiver numa estação e vir um aviso, pare e leia. Veja para quando é a mudança, o que vai acontecer, e, se ela afetar você, como você vai se virar. Os avisos informam se as mudanças serão durante a semana (Weekdays) ou final de semana (weekend), quais dias, hora, e quais linhas de metrô. Para cada linha, ele também informa o que você deve fazer. Por exemplo, na foto, as mudanças são para a hora do rush (hehehehe ótimo…), das 6:30-9:30 da manhã e das 3:30 as 8 da noite, de 9 a 13 de janeiro. A linha D, que normalmente é expressa, passaria a ser local nessas horas/dias, nas duas direções (uptown e downtown). Se a mudança fosse o contrário, ou seja, uma linha que normalmente é local mas que seria expressa (pularia, por exemplo, as estações da 14th a 59th) numa determinada hora do dia, o aviso incluiria informações do tipo “se você iria para a estação 23rd, desça na estação 59th e pegue a linha x na direção downtown”. Parece complicado, mas se você vai usar aquela linha e tem o mapa de metrô na mão, você entende rapidinho. A lição é: fique de olho!

Ps: Obrigada Lorena, pela a foto :)

Esse post faz parte de uma série de 5 posts sobre como andar de metrô em Nova York:

Parte 1: comprando o Metrocard

Parte 2: entendendo o mapa (esse post)

Parte 3: decidindo que trem pegar

Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô

Parte 5: identificando trens expressos e locais

About these ads

30 respostas em “Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa

  1. Vc disse “uptown only, ou downtown only” num item…Tem como saber quais? Para descer na certa…Os metros tem duas direcoes (ida e volta) em TODAS as estacoes? COMO saber qual e’ expressa ou local?

    • Tem sim. Na entrada da estação diz E na escada de acesso à plataforma E na plataforma. Além disso, o condutor repete. E, se vc errar, é só descer na estação seguinte e trocar de metrô, para a direção que vc quer. O pior que pode acontecer é ter que sair da estação e entrar novamente do outro lado da rua. Mesmo que a estação seja ‘downtown” ou “uptown only”, a estaçào para a outra direção fica do outro lado da rua.

      Os metrôs tem as duas direções em TODAS as estações, mas nem sempre se tem acesso interno (de dentro da estação) às duas plataformas. Em algumas estações vc precisa sair da estação downtown, atravessar a rua, pagar outra entrada, e ter acesso à estação uptown. Mas isso é besteira, é só vc prestar atenção ANTES de estrar na estação.

      Para saber ql é expressoe ql é local, também, preste atenção. A melhor forma é anotar no seu kapa de metrô qs linhas são expressa (tem no mapa dizendo!) e onde elas param. Normalmente param nas estaçòes mais próximas de atraç!oes turisticas. Além disso, na plataforma de metrô tem uma placa dizendo “local” ou “express”.

      • Além disso, no próprio trem (na frente e no lado do vagão) tem a indicação dizendo se ele é local ou express. Tomando como exemplo o trem da linha 7: Se o número 7 estiver dentro de um circulo, ele é local. Se o número 7 estiver dentro de um losango, ele é express. Mas checar a estação/plataforma antes de entrar nela é sempre bom.

  2. Olá!
    Estou indo pra New York fazer o enxoval do meu bebê. Vou com uma amiga que também vai fazer enxoval. Vamos ficar hospedadas na casa de uma tia em Newark. Ela disse que é super perto, que tem metrê e táxi, não há necessidade de alugar carro.
    Mas você acha que compensa alugarmos um carro? Vamos andar muito e com muitas sacolas hehe
    Tenho medo de ficar carregando isso no metrô ou em táxi.

    Obrigada!

    • Oi Layane,

      o grande problema de alugar carro em NY é porque quase não tem estacionamento e, quando tem, são muito caros. Não acho que vale muito a pena… Não sei se você já sabe em quais lojas vocês vão, mas deem uma procurada se as lojas também estão em New Jersey, já que vcs estarão em Jersey. Se tiver, daí vcs podem alugar um carro e andar por NJ. Seria mais prático sim, considerando que vcs estarão cheias de sacolas. Mas, em Manhattan, não recomendo. Acho que, mesmo sendo mais cansativo, é mais prático fazer compras pela manhã, voltar para casa com parte das compras, e voltar à NY depois para uma segunda rodada de compras.

  3. Estou indo a NYC, em novembro que meu namorado e super estressado e meio lerdo, sei que todos os roteiros terão que ser definidos por mim no metrô, estou estudando bastante e sei que não é um bicho de 7 cabeças, a unica coisa que ainda não consegui identificar é onde se pode fazer conexões, no mapa do metro não fica claro pra mim. Como posso saber?

    Obrigado
    Henrique

    • Mil desculpas pela demora na resposta. Estivemos muito ocupados no último mês e acabamos deixando o blog meio de lado.

      Vc pode ver no mapa do metrô as estações. Se a estação é marcada por uma bolinha preta, significa que é estação de trem local. As cores das linhas indicam as linhas de metrô. Se pela bolinha preta passam linhas nas cores azul e laranja, significa que nessa estação passam metrôs locais das linhas azul e laranja. Daí, vc pode fazer transferência de graça entre as linhas.

      Se a estação é marcada por uma bola branca, significa que linhas locais e expressa param naquela estação. Mesma coisa em relação as cores.

      Se tem uma linha preta ligando 2 estações, significa que vc pode fazer transferência de graça entre as duas estações (andando por dentro das estações, ou seja, sem sair para a rua. Existem poucas pela cidade.)

  4. Boa noite, estou indo para NY em NOvembro e gostaria de alugar um carro apenas um dia para ir ao outlet e dps ao Walmart! Meu hotel eh pero da estacao pen e gostaria de saber se eh facil alugar um carro ali por perto! obrigada

    • Não sabemos dizer… raramente alugamos carro aqui. Entre nos sites das empresas que alugam carro por aqui e dê uma olhada…

      Para ir ao Woodbury, dá uma checada no site deles. Acho que algumas empresas fazem o translado no final de semana… talvez até na semana. Para ir ao Wal-Mart, não saberia dizer. Mas tem K-mart na cidade… talvez valha a pena ver se o K-Mart tem o que você qr comprar…

  5. Parabéns pelo blog! Eu e minha esposa iremos agora em dezembro e ficaremos hospedado em Manhattan. Como você sabe tudo do metrô de NY gostaria de saber como fazer para ir do JFK até Manhattan usando trens e/ou metrô.

    • Precisamos escrever um post sobre isso, todo mundo pergunta. Vou escrever esse fds! :)

      De metrô: Do JFK, vcs pegam o AirTrain e descem na estação Jamaica Station. Daí, vcs precisam comprar um MetroCard e pagar $5 (cada) para sair da estação. Daí, peguem o metrô A na direção Manhattan/Inwood 207st.
      Essa maneira demora muito e, se vcs estão com malas grandes, não recomendo. É barata ($7.50/pessoa), mas…

      De trem: Recomendo mais. Do mesmo modo, peguem o AirTrain e desçam na Jamaica Station. Daí, peguem o LIRR para a Penn Station. Dependendo da hora, vai custa entre $4 e $8 cada. Comprem os tickets na maquininha, fique em cima e vejam em ql plataforma o trem para Penn Station vai chegar. Se vcs pegarem o trem expresso, demora uns 15-20min.

  6. Ola, tudo bem? Cheguei em NY esta semana, e vou passar 2 meses… tentei comprar o metrocard para 1 mês por $104 com meu cartão pré pago american express, mas a maquina pediu o cep e depois aparecia um aviso estranho… ai eu tentei algumas vezes e desisti comprei o unitário mesmo com dinheiro, hoje quando fui olhar meu extrato do cartão vi que a maquina passou meu cartao 4x. existe algo que eu possa fazer????

    • Não sei como ajudar, e desculpe a demora. Os últimos meses foram mto corridos. Vc poderia ter entrado em contato com a companhia do cartão e com a central de atendimento da MTA.

  7. Olá , muito útil o site , esta de parabéns . Estou indo daqui a 3 semanas pra NY e o voo (que vem de San Francisco) , chega em NY as 1 da manha .. Gostaria de sua opinião , nesse horario , qual melhor opção para ir do JFK para Manhattan ? Obg

  8. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard | Big Apple com Rapadura

  9. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar | Big Apple com Rapadura

  10. Olá ! Gostaria de algumas dicas para fazermos compras em Ny!
    Estaremos em setembro por la…e gostaria de saber se o hotel La Quinta inn Manhatan fica de facil acesso?
    Obrigada e adorei o blog.

  11. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô | Big Apple com Rapadura

  12. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais | Big Apple com Rapadura

  13. Olá, muito bom o seu blog! Estou indo para NY agora dia 12 e vou descer na no aeroporto de Newark, gostaria de saber como fazer para ir do Newark até Manhattan usando trens e/ou metrô.

  14. Olá, Thaisa! Muito práticas as dicas. Acabei de descobrir o blog e estou adorando. Gostaria de saber sobre os outros posts (tem 2 de 5 isso mesmo?), quando ficarão prontos? Ansiosa por mais dicas!!! Obrigada!!!

  15. Thaisa vc tirou uma dúvida gigante em minha mente rsss

    Estava na dúvida quanto ao sentido do metrô se ele vai e volta pelo mesmo lugar e tem mais de um trem na mesma linha “eles iriam se chocar” kkk após ler fui checar no MAPS como funciona e vi o tal do sentido Up ou Down… e quando é Only ele diz pra atravessar o cruzamento que tem lá a estação com o sentido oposto e por aí vai…

    Fantástico, obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s