Pizzas e mais pizzas…

Quem me conhece um pouco, sabe que sou maluco por pizza. Pra mim, pizza é sempre uma boa escolha pra almoco, jantar – até café da manhã no dia seguinte. Anteontem eu e Thaisa assistimos uma série do (sempre útil) History Channel sobre a história da pizza aqui nos EUA, desde sua chegada com os imigrantes italianos em NY no início do século 20 até a ultra-globalização nas décadas de 80 e 90. Até então as nossas experiências com pizzas por aqui tinham sido bem medianas: as pizzas são diferentes das pizzas do Brasil, desde a massa (normalmente mais grossa e “crocante”) até os recheios (no geral eles só tem quatro queijos e pepperoni). Já comemos pizzas em alguns lugares, mas nunca nenhuma que achamos incrível. Bom, na verdade, tem uma exceção aqui: já fomos uma vez perdida em um restaurante com dois amigos brasileiros e comemos uma pizza bem gostosa – de frango com catupiry!

Depois de assistir o documentário, fiquei bem mais interessado em tentar descobrir qual é a das pizzas americanas. Será que elas são ruins mesmo? Estamos comendo nos lugares errados? Ou será que elas são só diferentes das pizzas que estamos acostumados no Brasil, então é só uma questão de adaptação? Resolvi então que vou tentar carregar Thaisa comigo para visitar algumas das pizzarias famosas (e históricas) que existem aqui em NY. Elas são, em ordem cronológica:

  1. Lombardi’s, que representa a tradicionalíssima pizza italiana (massa fina, queijo e tomate). É considerada a primeira pizzaria dos EUA.
  2. Uno’s, que representa o primeiro passo na “americanização” da pizza. A Uno’s é famosa por sua pizza deep dish, uma pizza grossa e muito recheada criada depois da segunda guerra mundial (quando vários soldados americanos experimentaram – e gostaram – pizzas na Itália). É dita uma pizza “de macho”, porque é grossa e muito recheada.
  3. Domino’s e Pizza Hut, duas gigantes multi-nacionais, estabeleceram a pizza como produto de exportação e transformaram a indústria em um negócio bilionário. São especializadas em entrega à domicílio e em pizzas “uniformes” (você pode comer uma Domino’s no Brasil ou em NY e ela vai ter o mesmo gosto). A Domino’s, por sinal, inventou o negócio de entrega de pizza a domicílio, que começou com um grupo de alunos de universidade que pediam que suas pizzas fossem entregues em seus dormitórios.
  4. California Pizza Kitchen, a primeira famosa pizzaria gourmet. É famosa por suas pizzas pouco convencionais, com frutos do mar, aspargos e outros ingredientes mais refinados. Famosa por levar pizza a um status de comida chic.

Já comemos em duas dessas pizzarias acima, mas isso é assunto para um post futuro. Mas posso adiantar: até agora nada de cair o queixo.

Aproveitando: feliz Natal e ano novo para todos ou, como diria a música mais tocadas nas rádios americanas, feliz navidad, próspero ano e felicidad:

Anúncios

2 respostas em “Pizzas e mais pizzas…

  1. Daniel, você escreve muito bem.
    Adorei. E outra coisa, comam todas
    estas pizzas, e me MATEM de inveja (rsrsrsrsrsrsrs). Na sua lista, acrescente à brasileira (será que vai aprovar?.
    Beijosssssssssssss

  2. Parabéns, parabéns
    Hoje é o seu dia
    Que dia mais feliz
    Parabéns, parabéns
    Cante novamente
    Que a gente pede bis!
    É big, é big, é big, é big, é big
    É hora, é hora, é hora, é hora, é hora
    Rá tim bum!

    Feliz Aniversário!!!!!!!

    Thaisinha,

    Neste dia tão especial, gostaria de poder expressar todo o carinho que sinto por você. Te desejo tuuuudo de melhor nesta vida, saúde, alegrias, muitas bênçãos, etc.
    Seja muito feliz todos os dias da sua vida. Com todo o meu carinho,
    sua txitxia que te adora. Milhões de beijos!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s