Quer leite?

Eu sempre gostei muito de leite e derivados (só não sou lá muito fã de queijo… gosto, mas não tanto assim). Leite, creme de leite, leite condensado, coalhada, iogurte…. adoro.

No Brasil nós temos uma grande variedade de laticínios. Temos o leite UHT (de caixinha), nas variações desnatado, semi-desnatado e integral, além das outras variações ricos em vitamina A, E, pro coração, com lactose reduzida e otras cositas mas. Tem o leite em pó, nas mesmas variações, sem falar no leite pra criança até 1 ano, até 6 anos etc etc etc. Leite condensado. Creme de leite. Light e normal. Iogurtes variados… manteiga. Ah, tá. Vamos considerar também nata (se compra nata, ué. Na padaria, no mercadinho e até no supermercado!!!).

Eu acho a variedade incrível, sem falar no queijos…

Chego aqui e vou no supermercado comprar um leitinho básico. Aqui tem leite de caixinha e leite de garrafinha de plástico, refrigerados. Aí vc encontra as seguintes variedades: leite com 0% de gordura, 1%, 2%, normal, half & half, buttercream, orgânico, whipping e whipped cream. Huuuummm… indo na sessão de iogurtes e tal, vc encontra iogurte e sour cream. Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm

Descobri que half & half é um leite mais cremoso, metade leite, metade cream, ou seja, gordura. Em outro canto, tem dizendo que é uma versão “light” do cream usado no café, com a bagatela de 12.5% de gordura. Jesus.

Heavy cream é um “cream” com o singelo percentual de aproximadamente 36% de gordura. É usado para fazer Chantilly. Whipping cream tem um pouco menos de gordura, 30 a 36%, e é o preferido pra fazer Chantilly (whipped cream). Buttermilk é uma coalhada líquida (leite rico em gordura com bactérias). Sour cream tem a consistência parecida com a coalhada… é como se fosse a coalhada sólida feita do buttermilk, com cerca de 16 a 21% de gordura. Ela tem uma colônia bacteriana, como na coalhada. Estranho o sabor puro, mas é legal usado em receitas doces ou salgadas. E não, não é como o creme de leite.

Por sinal, não vi creme de leite aqui. Eles devem usar um desses 400 mil tipos que tem. Leite condensado tem sim. E tem leite evaporado também, que é um leite mais concentrado, mas é líquido. Agora, leite em pó… eu não vi ainda não. Só vi o leite Nido (irmão latino do leite Ninho).

Anúncios

2 respostas em “Quer leite?

  1. Nossa! Tem leite pra tudo aí…só falta ter pra beber…
    heheheh

    Ah! Talvez ainda seja cedo pra comemorar, mas tudo indica que minha vida de internet discada está acabando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s