Animações

Wall-E e uma joia da animacao. Fazia tempo que eu nao via um filme e saia me sentindo tao bem. É a definicao de feel-good movie. Nao e so a animacao (perfeita) nem o som (otimo e praticamente sem dialogos). A historia tambem e bacana, agradando a todas as idades. A historia de amor e simples e bonita, mas o filme tambem tras uma critica acida a sociedade obesa e consumista. Me pergunto se o americano medio, assistindo o filme, percebe a critica a sua propria socidade.

A Pixar, que ja tinha assegurado seu lugar na historia com Toy Story e Procurando Nemo, agora periga tomar o titulo da Disney como maior produtora de animacao de Hollywood. Se voce ainda nao assistiu Wall-E, assista e se prepare pra comprar o DVD. Voce vai sair do cinema uma pessoa um pouco mais feliz.

Ainda nas animacoes, assistimos ha algumas semanas “Persepolis”, um dos indicados a Melhor Animacao do ultimo Oscar. Baseado em uma historia em quadrinhos publicada na Franca, narra a historia de Marjane, menina iraniana nascida as vesperas do quase-golpe comunista no Ira. Acompanhamos o crescimento de Marjane em meio a complicadissima situacao politica do pais, que vive em guerra. De uma garotinha fa de Bruce Lee e Bee Gees, adolescente metaleira (Iron Maiden!) ate, eventualmente, exilada durante a guerra, acompanhamos seus dramas pessoais entrelacados com os problemas do pais. A animacao e otima, bem diferente, preta e branca, bonita, variando bem entre comico e tragico.

Ate ai, otimo. Terminamos o filme e estavamos super satisfeitos. Fomos dar uma olhada nos extras do DVD e encontramos um making of do filme. Descobrimos que Marjane existe de verdade e que o filme (e a historia em quadrinhos) sao auto-biograficos. O grande problema: ela parece ser uma mulher bem chata. A menina-mulher do filme era complexa, interessante. A mulher que dirigiu e criou a historia parecia bem… normal. Com isso a historia perdeu um pouco do charme mas, ainda assim, o filme e recomendadissimo – so evitem os extras.

Update: minha querida mae me manda um e-mail avisando que a Pixar na verdade pertence a Disney. Obrigado pelo aviso, mas quando eu disse que a Disney estava sendo superada nao foi bem no sentido financeiro ou empresarial. Foi mais no sentido top of the mind mesmo. Pergunta a algum garoto 20 anos atras e hoje em dia quem e a grande empresa de animacao, imagino que as respostas sao diferentes. Sera que isso e um sinal que os blockbusters de animacao 2d (estilo Alladin e O Rei Leao) estao enfraquecendo?

Anúncios
Publicado em Uncategorized por Daniel. Marque Link Permanente.

Sobre Daniel

Me formei em computação pela UFRN, fiz pós-graduação na PUC do Rio de Janeiro, moro em Nova York com minha esposa, sou engenheiro de software no Google. A queda de braço entre viver o que sempre sonhei e estar longe da família e dos amigos é constante.

Uma resposta em “Animações

  1. É mais um dvd da Pixar que serei obrigada a comprar…

    É simplesmente maravilhoso!

    Vale lembrar que a Disney só comprou a Pixar quando ela tinha se estabelecido como o que é hoje… isso foi pouco antes de carros…se não me engano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s