Falando Inglês – Sem legenda?

Sei que alguns visitantes do blog estão aprendendo inglês ou dando uma renovada na prática. Como tô passando por isso, vou postar algumas dicas do que fiz e faço por aqui.


Sem Legenda?!

Claro que é muito mais fácil acelerar o aprendizado quando vc só tem acesso ao inglês. Se eu quero ver um filme, tem que ser em inglês. Jornal? Inglês. Livro? Inglês. Não tem jeito. TODOS os professores de inglês do mundo dizem isso, mas acho que nem 1% dos alunos fazem isso, se moram num país que tenha a sua língua… mas, vale reforçar a dica: quanto mais “fontes” de inglês vc tiver, melhor.

Pra quem tem TV por assinatura é melhor ainda, porque tem acesso a muito mais coisa. Pra não começar no difícil, assista a um episódio de série que vc já assistiu e sabe o que vai acontecer e assista com legenda em inglês. Começa vendo coisas que vc já viu e não se estressa se não entender. Se não entendeu nadica, assista de novo e de novo e de novo. Associando o que vc tá ouvindo com o que vc tá lendo é uma belezinha. Quando se sentir seguro, tira a legenda. 🙂

Também não adianta começar tentando assistir jornal, porque aí não dá. Vai com séries, desenhos, programas curtinhos de tv… nada mto extenso. Aumenta aos poucos, quando vc se acostumar com o vocabulário de cada show. Inclusive, recomendo que escolha uma coisa de cada vez, até se sentir mais seguro. E começa pelo fácil. Como eu gosto de assistir a programas de culinária, durante os 3 primeiros meses aqui, eu praticamente só assistia ao canal de culinária. Identifiquei 3 shows que eu gostei, e fiquei só neles. 3 meses, praticamente só assistindo a receitas… mas valeu. Era mais fácil, porque eu sei cozinhar um pouco, e conseguia entender o que elas tavam fazendo e associava ao termo que elas diziam. Ainda, é bom pra pegar vocabulário do dia-a-dia de casa, tipo nomes de panelas, frigideiras, fornos, carnes, frutas e verduras.

E o mais importante: se não tiver entendendo nada, não se estressa!!! Relaxa… e curta o show. Eu garanto que na terceira vez, vc já vai entender mta coisa. E quando mudar para o quinto ou sexto programa, no mínimo 50% do show vc já entendeu. No décimo, no mínimo 75%. Já é suficiente…

Anúncios

5 respostas em “Falando Inglês – Sem legenda?

  1. É engraçado ver como a gente consegue aprender ouvindo, como uma criança aprende…
    Eu não consigo formar uma frase, mas entendo um bocado de coisa só de ficar na cozinha, de costas pra tv enquanto aquilles assiste às séries…

  2. A dica do seriado é boa, mas tem que escolher com cuidado… Gilmore Girls por exemplo foi um que eu tive dificuldade no início, porque eles falam muito rápido… (é uma característica dos personagens principais da série, a Lorelai e a Rory – sim, eu assistia!)

    Sem contar as diversas referências a filmes (nomes em inglês) e cultura americana, que pode se tornar um problema no início também… (no caso eu assistia episódios inéditos mesmo, se eu tivesse visto antes como vc sugeriu talvez não fosse tanto problema)

    Em compensação, depois que acostuma, já era… Você entende quase tudo dali pra frente! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s