Um ano depois… No Google

Essa semana, dia 29 para ser mais específico, fez um ano que comecei a trabalhar no Google. Eu e Thaisa já contamos algumas histórias da empresa por aqui, mas deixem-me reforçar: não consigo imaginar um lugar melhor para se trabalhar. Não estou falando só do café da manhã/almoço/jantar, das mini-cozinhas com comida e bebida grátis, dos monitores de 30 polegadas, dos MacBook Pros dados aos engenheiros, de todos os excelentes benefícios (plano de saúde, dentista, visão), do horário completamente flexível, do escritório incrível com video-games e sala de jogos, cadeiras de massagem e vista linda da cidade (as janelas da minha sala dão de frente para o Empire State Building).

Uma coisa que eu acho incrível no Google, incrível mesmo, é o nível de abertura e de liberdade na empresa – open e freedom são as palavras mais importantes do dicionário Googler. Abertura não só com seus usuários (http://code.google.com/android/ e http://code.google.com/chromium/ são bons exemplos), mas no próprio funcionamento interno da empresa. As decisões da empresa são sempre discutidas em fórum público com os funcionários, antes ou depois de serem tomadas. Existe liberdade total para os funcionários discordarem das decisões e proporem melhores soluções. O nosso “presidente” Eric Schmidt sempre dá uma palestra trimestral (as coisas aqui são medidas a cada quarto de ano) dando uma visão geral de como está o funcionamento da empresa em suas várias áreas (tanto de engenharia quanto de vendas), como está nossa situação financeira e a visão dele de acontecimentos recentes (crise financeira, Microsoft x Yahoo!, etc).

Não é o almoço grátis nem a massagem no escritório que fazem o Google o que ele é hoje, mas sim essa cultura incrível de liberdade dentro da empresa e com nossos usuários. E, claro, não só eu que vejo isso – existem vários grupos internos dedicados a manter essa cultura que, até onde eu vejo, é um dos ingredientes mais importantes para o sucesso da empresa.

Anúncios
Publicado em ny por Daniel. Marque Link Permanente.

Sobre Daniel

Me formei em computação pela UFRN, fiz pós-graduação na PUC do Rio de Janeiro, moro em Nova York com minha esposa, sou engenheiro de software no Google. A queda de braço entre viver o que sempre sonhei e estar longe da família e dos amigos é constante.

4 respostas em “Um ano depois… No Google

  1. Olá Daniel,

    Esta semana eu enviei meu currículo pra tentar uma vaga na Google NY ou CA. Tentei caprichar o máximo, mas agora é esperar, né?

    Estou apreensivo com receio do meu currículo não ser nem analisado já que li em uns blogs que o pessoal daí recebe milhares de currículos por dia … Bem, espero que eu seja chamado ao menos para a entrevista, pois aí vai depender só de mim. Demorou muito pra fazerem a entrevista contigo?

    Abraços,
    Ed

  2. Oi Ed,

    Cara, até onde eu sei, todos os currículos são, sim, analisados. Mas como você mesmo já disse, pode demorar um tempo até que entrem em contato contigo. Minha sugestão é que você desencane disso e continue com o que você faz, um dia um e-mail de uma recrutadora vai chegar e daí pra frente o processo costuma ser mais rápido.

    Não lembro exatamento o quanto demorou pra receber uma resposta da recrutadora no primeiro contato, mas sei que, nesse estado, qualquer 1 semana parece um tempo muito longo.

    Basta responder por aqui ou me procurar no Orkut se quiser conversar mais.

    Abraço e boa sorte!
    Daniel

  3. Oi, Daniel.

    Obrigado pelo apoio, valeu mesmo. A gente pode conversar no GTalk, meu e-mail é aquele que já deve estar registrado no post (edward.ribeiro[arroba]gmail.com). Tenho estado sempre on-line, assim se vc estiver também posso tirar qualquer dúvida mais facilmente.

    De qualquer forma, se/enquanto o lance do emprego não rolar acho que vou tocar uns planos de fazer doutorado, tipo estudar para o GRE CS e TOEFL pra poder me candidatar no final de 2009. E continuar trabalhando muuuito com Java, é claro.:-)

    Abraço,
    Ed

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s