Aplicando pra pós-graduação em uma universidade nos EUA

Semanas depois, retomo um assunto importante (ao menos para nós dois).

Dois dias antes de viajar, acabei o meu longo processo de aplicação para pós em universidades daqui. Se vc pensa em fazer uma pós aqui nos EUA, pode ter certeza de que o processo é longo e cansativo. Talvez o processo em si não seja longo e cansativo, mas a combinação (aplicação + estresse em aplicar + ansiedade de saber se vai passar ou não) torna o processo estressante. Sacou? 😀 

Mais ou menos passo a passo do que eu fiz:

O primeiro passo é óbvio: com bastante antecedência, pesquise as univerisdades em regiões que te interessam. Depois, nessas universidades, pesquise programas interessantes. Não há um número adequado de programas para aplicar. Se vc encontrar muitos programas interessantes, aplique para todos, mas leve em conta que as aplicações são pagas (cerca de $70 a $100 por aplicação).

O passo dois é ler com muita calma os pré-requisitos. As aplicações para mestrado e doutorado são quase iguais. A única diferença que encontrei foi que para o doutorado, eles pedem o GRE. Bom, identificados os documentos que vc precisa ter, inicie o processo. De modo geral, os documentos são os seguintes:

  1. Histórico original e traduzido. O número varia de acordo com cada universidade. No site tem, mas vale a pena ligar e confirmar quantos originais e quantos traduzidos;
  2. Cartas de recomendação originais e traduzidas. Cada programa diz o número de cartas necessárias. Ouvi falar que não é bom enviar mais do que eles pedem;
  3. Currículo;
  4. Redação (personal statement): tipo o memorial, que tem no Brasil;
  5. TOEFL: em geral, eles pedem uma pontuação mínima;
  6. GRE: normalmente, pré-requisito para o doutorado. Pode ter pontuação mínima ou não;
  7. Avaliação do histórico: esse apenas uma das universidades pediu – uma outra disse “não precisa, mas ajuda”. Se ajuda… melhor enviar, né?

Meu passo seguinte foi solicitar os históricos e as cartas de recomendação.

Passo 4: estudar para o TOEFL.

Nota do TOEFL atingida, passo 5: estudar para o GRE.

Nota do GRE atingida, passo 6: solicitar as traduções dos documentos.

Passo 7: solicitar a avaliação do currículo. Algumas empresas fazem, mas eu fiz na que uma das univerisdades recomendou – WES. Vc precisa pedir que a sua universidade envie seu histórico diretamente para a empresa, com um formulário que vc preenche servindo como  “capa”. Além disso, vc deve enviar seu histórico traduzido e seu diploma (cópia e tradução).

Passo 8: escrever o currículo.

Passo 9: escrever as redações (personal statement). Não aconselho usar a mesma redação para várias universidades, pq cada uma tem seu programa, então é bom dar uma leve direcionada para o programa. Nesse passo um livro que ajudou a entender o que as universidades querem (nada de inesperado, mas é bom revisar) foi o Graduate Admission Essays.

Passo 10: Confirme a liste de documentos e vá organizando nos envelopes. A maioria das universidades hoje em dia prefere a aplicação on line, mas de todo modo, suas traduções e o histórico precisam ser enviados pelo correio.

Ah, lembrem de enviar os documentos com bastante antecedência. Também, além da taxa de aplicação, vc precisa pagar o TOEFL (cerca de $150), GRE (~$150), traduções (~$0,30/palavra), avaliação do histórico (~$200)… Aconselho que vc compre livros que te ajudem ao longo do processo: nós compramos o livro e flashcards da Kaplan para o TOEFL, o livro da Kaplan, o livro da Princeton Review e flashcards da Kaplan para o GRE e o livro sobre a redação. Todos esses livros tocam um pouco sobre o processo geral de aplicação, com dicas de quais universidades escolher, o que procurar nelas, etc.

Aplicação pronta e enviada? Agora é ficar como nós… na torcida… 🙂

Anúncios

2 respostas em “Aplicando pra pós-graduação em uma universidade nos EUA

  1. Oi Thaísa,

    Estou querendo me candidatar a uma vaga de doutorado em ciência da computação faz anos, mas o custoso processo de seleção sempre me manteve afastado. Agora vou começar com vistas ao Fall de 2010.:-)

    Ainda esta semana vou comprar os livros do GRE e TOEFL.

    Uma das universidades que estou querendo é a New York University, portanto se vc for aprovada nessa me dá umas dicas aí.

    • Oi Edward!

      Já publiquei aqui os livros que gostei, para o TOEFL e GRE, vc pode dar uma lida nos posts anteriores. Darei notícias aqui qnd tiver alguma resposta, positiva ou não. E boa sorte no processo! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s