O que vem primeiro?

Na casa dos meus pais, o lixo sempre foi separado: orgânicos de um lado, recicláveis de outro, limpinho, arrumadinhos, prontos para a coleta. Aqui em casa, nós também reciclamos. Tá tudo separadinho. Daniel diz que é porque me faz bem ser “ecologicamente correta”, mas eu acho que é porque é certo ser. Não que eu seja o exemplo, mas eu tento fazer pequenas coisas.

O lixo é separado, usamos louça em casa (não descartáveis), não jogo lixo no chão (no rio/lagoa/mar, muito menos), desligo a torneira enquanto lavo louça, escovo os dentes… são pequenas coisas que posso fazer e venho fazendo. Acontece que aqui nos EUA há uma campanha ainda maior para diminuir a produção de lixo, já que apenas uma pequena parte do lixo produzido é reciclado no final das contas. É recomendado comprar uma garrafinha de água reutilizável para tomar no dia a dia, na academia… assim vc evita comprar (e jogar no lixo) as garrafinhas plásticas. Essa nós aderimos. Daniel deixou de tomar água de garrafa no escritório e nós levamos nossa garrafinha para a academia.

Travel Mug
Travel Mug

Como nós já falamos aqui, americano adoooora andar com um copo de café na mão – quente ou frio. Agora, uma outra campanha é que vc use sua caneca de viagem. Como essa aqui. Vc vai no seu café e pede pro seu café (entendeu? :)) ser colocado na sua caneca, e não no copo de papel (+ tampa + proteção). Ainda, se vc vai ficar na loja, se recomenda que vc peça em xícara normal. Ótimo! Também estamos fazendo.

Mas, vem cá… e a água, nessa história? O consumo de água, nessa de usar louça o tempo todo (e lavar um bando de coisas!), não vai aumentar (tipo assim, MUITO) não? Ou será que o problema da água potável estar acabando é só enrolação, só para assustar? Ou será que mesmo que a água acabe, aparentemento nós vamos conseguir recriá-la em laboratório, mas acabar com esse lixo todo, não? Ou eu estou exagerando e o consumo de água não vai ser assim tão grande, de modo que vale a pena?

Algum entendido na área pode me ajudar? Ou desentendido, pode dar seu pitaco?

Anúncios

4 respostas em “O que vem primeiro?

  1. Bom, como uma mestranda em Engenharia Ambiental eu posso dizer que a resposta não é tão simples assim. Analisando do ponto de vista global, a água potável está acabando, mas o grande vilão na estória é a agricultura. Do total de água consumido no mundo 70% vai para irrigação, sendo que depois de usada para irrigação, o que sobra desta água volta para rios e aquíferos com excesso de nutrientes que causam poluição nos rios, diminuindo a oferta de água “boa” para consumo. Porém, hoje em dia já existem métodos de tratamento de água que filtram até íons, ou seja, se no futuro tudo estiver poluído, os ricos ainda terão água. Mas voltando ao ponto inicial, eu acredito que se todo mundo começasse a usar xícaras de louça em restaurantes e cafés não aumentaria muito o consumo de água. Por que ao não usar mais copos descartáveis nós estaríamos diminuindo a fabricação os mesmos, e com isso o volume de água usado nas indústrias que fabricam os copos seria reduzida drasticamente. Quanto desta água seria substituída pela água usada na lavagem de xícaras eu não sei.
    Eu acredito que o incentivo à não utilizar garrafas plásticas é devido ao enorme volume de plástico gerado e que acaba não sendo reciclado.
    Mas o problema da água no planeta é uma questão multidiciplinar e nós sempre temos que considerar todos os aspectos que afetam poluição dos corpos d’agua.
    Aliás, atualmente nos Estados Unidos existem locais que já reusam o efluente de estações de tratamento de esgoto para irrigação e em industrias. Isso é algo que pode ter um impacto positivo na qualidade dos rios e aquíferos.

    O comentário é longo por que a pergunta é complexa.
    beijos

  2. Olha, o assunto é complicado, e eu não entendo lhufas disso. Mas procuro fazer minha parte também. Cada vez mais produzimos menos lixo em casa e fico tãããão orgulhosa de mim…

    beijos
    Fla

  3. Quem viveu em Natal em uma época em que faltava muito água aprendeu umas estratégias interessantes. Lembro que minha mãe lavava a louça em umas bacias grandes de aluminio porque a água não tinha “força” prá chegar às torneiras. E ai ela usava a água do enxague pra colocar no sanitário. Quem sabe não se pode pensar em uma adaptação hidraulica de modo que a agua da pia caia na caixa de descarga do banheiro. Dai a gente podia lavar a louça sem culpa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s