Capitulo fechado.

Ha cerca de 3 anos eu comecei a fazer parte de um grupo de emails. A coisa comecou como troca de receitas e pequenas mensagens oara o dia a dia. A simples troca de emails rapidamente se transformou num grupo com o qual eu nao me identifiquei exatamente, mas que me completava, de certo modo. Adorava conversar com as pessoas, de todas as idades, varias opinioes e expericiencias de vida diferente. So far, so good.

Quem me conhece sabe que eu sou PTista e defensora dos fracos e oprimidos. Como em qualquer grupo de pessoas, vez ou outra surgiam emails com comentarios que eu nem sempre concordava, como repudio ao homossexualismo e comentarios denegrindo a imagem do presidente por sua falta de educacao = preguica. Cheguei a pedir que os emails sobre isso parassem, ja que me ofendiam – e me fariam achar que eu tambem poderia enviar emails contrarios a esses.

Joga de la pra ca. Houve um movimento “opinioes devem ser respeitadas” no grupo que funcionou por um tempo. Mas, a que me parece, as opinioes so devem ser respeitadas se forem a opiniao da maioria. No meu caso, eu era minoria (thanks, Amanda) e nao rolou. Tentei me posicionar a favor dos direitos dos homossexuais e fui taxada como intolerante (?) por nao respeitar quem acha homossexualismo errado (?). Mais pra frente, sou taxada de intolerante porque respondo a um email que considerei preconceituoso, que ria do presidente falar “menas” (I know it’s wrong, but…) e linkava (por algum motivo que eu nao entendi) a politica do pao e circo no pais. Depois ter ter passado os ultimos meses recebendo emails chamando o presidente de burro e insuportavel, bando de corruptos etc etc etc, resolvi responder a esse email. E, novamente, sou taxada de intolerante por nao respeitar a opiniao dos outros. Alem de ser chamada de crianca, claro.
Talvez eu tenha sido muito agressiva no email, ‘e verdade, mas o que significa respeitar as opinioes dos outros? No meu caso, seria eternamente receber esses emails e ficar calada. Mas, no caso delas? Por que a maioria pode expressar sua opiniao (viva a liberdade de expressao) e quando eu o faco ‘e “dar tamancada”? Ou sera que me ofender nao tem nada demais, afinal, todo mundo reclama do governo mesmo… e Lula ‘e preguicoso mesmo, porque nao estudou. E pobre ‘e preguicoso mesmo, porque todos nos temos as mesmas chances (!!!!). Inclusive, descobri  que sou pobre porque aparentemente meus pais sao preguicosos – se nao fossem, eu seria rica. Pai, na proxima vida trabalha 24h por dia, em vez das 12h, e nao precisa me colocar pra dormir, eu me viro sozinha. Mae, nao se preocupe em me ajudar nas tarefas da escola, ler historias antes de dormir ou brincar de casinha comigo. Pode passar o dia trabalhando para que nos sejamos ricos e deixa de preguica de ficar em casa cuidando de mim e dos meus irmaos… nao precisa. Aparentemente…

Enfim, hoje ‘e com o coracao partido que vejo mais um capitulo se acabar. Sai do grupo com quem me correspondi por quase tres anos, com quem troquei mensagens de carinho, apoio, tive a felicidade de participar de nascimentos, aniversarios, momentos felizes e barra pesada. ‘E com o coracao em pedacos que vejo que a vida ‘e linda se mantem a cabeca baixa e a boca fechada. Mesmo num grupo de amigos.

Post triste e nada a ver com o blog. So um desabafo mesmo. 😦

Anúncios

9 respostas em “Capitulo fechado.

  1. Tha

    Muito legal esse seu desabafo. Provar da intolerância das pessoas é um negócio muito duro. E é esse tipo de “política” de ódio e intolerância que está sendo fomentado pelo PSDB. Logo nós, que somos conhecidos como um povo cordial.

    Recentemente passei por coisa parecida com minha amiga Hebe. Tive que lhe mandar um email meio duro e creio que perdi uma amiga de 40 anos. É triste.

    Beijos

    Vera

  2. Quero deixar meu beijo para você. Sinto-me muito triste com o término do grupo, pelos mesmos motivos que você. Identifico-me totalmente com seus pensamentos, até falei e pedi que os emails parassem, mas enfim.
    Só agora que vi o tamanho que tudo tomou.
    Estou aqui. Gosto muito de você.

  3. Brigada Anne e Vera. ‘E muito triste ver amizades acabando por uma questao pol’itica. Mas, como lembrou o Ademir, “paz sem voz nao ‘e paz, ‘e medo”. A nossa tolerancia tem limites… pena que nao ‘e vista desse modo… Beijos para vcs tamb’em, que tem o desprazer de passar pelo que estou passando. 🙂

  4. As eleições desse ano já me fizeram arrumar muita confusão. Eu sei bem o que vc está falando, já ouvi muito disso. E o engraçado é que quem me chamou de intolerante ou radical sequer se dignou a ouvir meus argumentos…

  5. Queria te pedir desculpas aqui tb em público e dizer que queria que as coisas tivessem tido um rumo diferente, mas tudo na vida é aprendizado…como te disse, infelizmente palavra dita não tem volta, mas sempre há tempo pra palavra “sinto muito”. Refleti muito sobre tudo nesses últimos dias e vi que errei com você. Espero que ainda haja tempo pra consertar as coisas!
    Beijos e espero que essa mágoa cicatrize logo, ok?

    • Leilah, mto obrigada. 🙂 Como te disse tamb’em, seu email significou muito. Cicatrizou e vamos la, pra mais um capitulo. Dessa vez tenho certeza de que sera mais bonito! 🙂

  6. Thaisa, conheci seu blog hj e gostei muito. O visitei porque irei comemorar os meus vinte anos de casado nesta cidade que vc tão bem descreve. Fiquei surpreso com este post, de dois anos atrás, pois visitei para ter informações turísticas e acabei encontrando uma “companheira em NYC”.

    • Oi André! Pois é, post antigos, mutias águas já rolaram e ainda estamos em NY. Espero que vc encontre dicas no nosso blog e pode enviar perguntas! Boa viagem para vocês, e parabéns pelos 20 anos de casados! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s