Walking tours

Sempre dizemos aos amigos que vem visitar que em NY se anda muito. Claro que voce pode passar o tempo todo andando de taxi, ônibus ou metrô – eles te levam para qualquer lugar -, mas usando esses transportes você corre o risco de perder muita coisa da cidade. Não estou dizendo que não deva usar o metrô. Deve sim, é ótimo, confiável (em geral) e fácil de entender. Mas não deixe de passear a pé pela cidade. Nos passeios a pé é que você pode se deparar com um prédio lindo, uma pessoa famosa, um carrinho de comida deliciosa ou uma loja super bacana.

Alem dos passeios a pé de um ponto turístico a outro, a cidade tem vários walking tours. Para esses, seu inglês precisa estar levemente afiado (afinal, não tem tanta graça fazer o passeio sem entender nada do que o guia fala) e ter um preparo físico razoável. Dependendo do tour, você vai passar de 2 a 4 horas andando, parando, e raramente (ou nunca) sentando. Se você for levemente pregado, fique com os passeios de ônibus mesmo. Se for mais disposto, se aventure num walking tour.

Nós fizemos um walking tour a um tempo atrás (acho que em outubro ou novembro) e foi muito legal. Nosso guia era um senhor dos seus 70 anos. Era um tour sobre os imigrantes no Lower East side de NY e fomos duplamente sortudos: 1) nós éramos os únicos no passeio, então foi um passeio privado pelo preço normal; e 2) o guia era filho de imigrantes e metade dos lugares e histórias que ele contava eram pessoais. Muito mais legal! Apesar de termos adorado, eu não faço ideia de que lugar foi esse que encontramos o passeio, então não posso recomendar o lugar. No meio de julho faremos outro passeio, pelo East Village. Depois eu comento aqui…

Diferente dos passeios de ônibus estilo city-tours, os walking tours são bem específicos, tipo “NY Heritages”, “NY nightlife”, “Foods of NY”. Basta dar uma olhada no Google por ny walking tours e vocês vão encontrar várias opções. O preço varia, mas acho que começam por volta dos $25 por pessoa + tip pro guia no final (+-20% do preço, ou mais, se o guia for super bom). Alguns são bem mais caros, por volta dos $60-70/pessoa. Meio salgado, mas se você tiver condições, eu sugeriria escolher o que mais agrade e fazer. Se o guia for minimamente bom, será uma ótima experiência! Se o passeio for caro, seria bom dar uma olhada antes no que outras pessoas falam do passeio/guia. Cheque o Yelp para isso.

Além dos passeios pagos, você poderá encontrar alguns passeios de graça, mas se lembre de dar tip mesmo assim. Como você não sabe o valor do passeio, dê no mínimo $5 (por pessoa, por favor. Não dê $5 por um grupo de 4). E, finalmente, para quem não pode pagar ou não encontrar esses passeios, existem alguns walking tours guides de graça para fazer download (e você faz o passeio escutando o tour no seu ipod/celular), mapas com tours guiados, com descrições pequenas dos lugares, ou mesmo livros com vários passeios. Nós temos o New York City Walks, que custa cerca de $10 na Amazon.

Para mais dicas de walking tours, veja esse site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s