Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard

Update: esse post foi atualizado em julho de 2013.

O sistema de metrô de NY é muito bom! Não é limpinho e novo como de outros lugares, mas serve a cidade (quase) toda e tem muitas estações espalhadas pela cidade. No começo pode parecer difícil, mas não é. É só prestar atenção. Esse assunto vai ser dividido em 2 posts, um sobre o Metrocard e outro sobre os mapas.

A primeira coisa que você deve fazer, é passar no guichê e pedir um mapa ao funcionário. Esses são os melhores mapas, porque (em geral) são atuais. Nem se preocupe em pegar o mapinha que vem com o livro que você comprou… Quando você pegar o mapa, marque onde está seu hotel/pousada/casa/apt., assim você vai conseguir se localizar mais rápido. Se você quer um mapa ao menos para chegar na cidade, use o Google Maps ou o mapa do MTA (oficial).

Agora, você vai comprar seu metrocard, que é o cartão que dá acesso ao metrô. Atualmente (em março de 2012 julho de 2013), você tem as seguintes opções:

  1. Single ride ticket (apenas 1 passagem): O single-ride ticket custa $2.75 e dá UM acesso ao metrô, ou seja, paga a passagem de UMA pessoa, apenas UMA vez. Quem deve comprar esse cartão? Ninguém.
  2. Pay-per-ride (pague-por-passagem): Com essa opção, você coloca uma quantidade de $$ no cartão (quanto você quiser, mas a máquina dá a opção automática de $10, $20 ou $50) e você paga $2.50 cada vez que usar. Nesse caso, se você colocar $10 ou mais, ganha 5%. Ou seja, se você coloca $10, seu metrocard vai ter na verdade $10.50 de crédito. Se colocar $20, $21. E assim vai. Esse cartão pode ser utilizado várias vezes seguidas (tipo, bastaria um cartão para uma família de 4 pessoas, cada pessoa pagaria $2.50 para passar na roleta), e cada passagem é descontada do valor que o cartão tem. Se a família comprou um cartão com $20, ficou com crédito de $21 e depois que as 4 passassem na roleta, o cartão teria apenas $11. Quem deve comprar esse cartão? Pessoas que vem passar menos de 1 semana.
  3. 7-day unlimited pass (passe ilimitado para 7 dias): Com esse metrocard, você pode usar o metrô/ônibus quantas vezes você quiser, por 7 dias. Se você comprar ao meio dia do dia 1 de viagem, continue usando no dia 7. Ele só vai parar à meia noite do dia 7. O problema com esse cartão é que ele é apenas para uma pessoa. Se você vier acompanhado, cada pessoa precisa ter seu próprio cartão. Se você passar o cartão e, por algum motivo, não passar pela roleta logo, o cartão vai ser dado como usado e você não vai conseguir passar na roleta de novo pelos próximos 15-20min (por isso é um por pessoa). O cartão de 7 dias custa $30 (mais ou menos o custo de 2 passagens por dia). Quem deve comprar esse cartão? O cartão de 7 dias deve ser comprado por qualquer pessoa que venha passar mais do que 5 dias na cidade. Se você passear normal, você vai usar, no mínimo, 2 passagens por dia (2.50x2x5=25). Porém, a chance de que você use mais do que 2 por dia é muito grande. Então, vale a pena investir no passe semanal.
  4. 30-day unlimited pass (passe ilimitado para 30 dias): Mesma coisa do ilimitado de 7 dias, só que para 30 dias. Custa $112. Quem deve comprar esse cartão? Pessoas que venham passar pelo menos 3.5 semanas.

Comprar o Metrocard pode parecer difícil, mas não é. Você pode usar cartão de crédito/débito ou dinheiro. Eu raramente uso dinheiro, mas sei que algumas máquinas só aceitam notas menores que $50, às vezes elas só dão troco de até $10, às vezes dão troco em moeda… para evitar, use o cartão de crédito/débito, ou tenha paciência para ler o que a máquina diz.

Outra coisa importante é que você paga $1 pelo cartão. Então, se você compra um cartão com $10, a máquina vai te cobrar $11 e seu cartão vai ter $10+5% = $10.50. Se você precisar de mais dinheiro no cartão, faça um refil no seu cartão. Ou seja, reutilize o seu cartão. Se você não fizer isso, vai pagar $1 por cada cartão que comprar. Isso vale também para os ilimitados. Mas veja bem: um cartão pode ser apenas uma coisa: OU ele é ilimitado (e o refil é de tempo) OU ele é de dinheiro. Ok?

P.S.: NUNCA compre o Metrocard de alguma pessoa tentando te vender na estação ou na rua. Mesmo que a pessoa diga que a máquina está quebrada, vá lá e tente comprar mesmo assim. Se realmente estiver quebrada, (1) caminhe para a próxima estação ou (2) pegue um táxi (táxi aqui é barato e, às vezes, vale a pena).

Esse post faz parte de uma série de 5 posts sobre como andar de metrô em Nova York:

Parte 1: comprando o Metrocard (esse post)

Parte 2: entendendo o mapa

Parte 3: decidindo que trem pegar

Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô

Parte 5: identificando trens expressos e locais

Anúncios

80 respostas em “Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard

  1. Na primeira vez que fui comprar um metrocard na máquina, inseri $20 e a máquina engoliu. Reclamei no caixa normal, me deram um formulário pra preencher e botar na caixa do correio. Preenchi meio incrédulo e enviei. Meses depois chegou na minha casa, aqui no Brasil, um cheque do depto de trânsito de NY no valor de $20. Eu nem descontei meu cheque (os impostos não compensavam), guardei como uma especie de trofeu de cidadania.

    • Ai depende de vcs. Eu sempre recomendo comprar logo o metrocard p/ evitar mesquinharia. Se vc nao compra, fica pensando que da pra ir a pe ate nao sei onde, pq senao paga $2.25, + $2.25, etc etc etc. Se vc ja comprou o metro, usa qnd quiser.

      • Thaisa eu ñ posso deixar de comentar o seu blog! Isso que vc faz é tão importante p/ as pessoas que tem dificuldade como eu que sempre viajo sozinha e sou um pouco tímida! Eu quero te agradecer por essas informações, é tão fantástico esses comentários, eu acho que nem mesmo vc ñ tem idéia, É fantástico!!!!!

  2. Eu até imagino a resposta, mas exatamente em 100% dos casos é golpe? Além do mais, imagino que a pessoa está se expondo a um assalto ao abrir a carteira e deixar os seus pertences visíveis a qualquer um na rua…

    • Não sei se são golpe, mas é ilegal. Quanto ao perigo… NY ainda não está tão perigosa ao ponto de vc não poder abrir a carteira. Ainda é bem tranquilo em relação a isso… vc pode contar dinheiro na rua e não tem pro (em geral).

  3. Thaisa, admiro a sua generosidade. Seus posts são sempre super úteis, claros e práticos. Além de interessantes!
    O metrocard vale a pena financeiramente e faz com que você não fique entrando em fila toda vez que vai pegar o metro.
    Abraços,
    Roberta

  4. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa | Big Apple com Rapadura

  5. Uma duvida..em relacao Thaisa, os que sao expressos ou os tais locais, estamos na tal estacao e como vamos saber qual e’? rs Tem algo na frente? e se eu nao escutar (ingles fraco), me jude..Tudo que vc souber de metro..me fale obrigada!

    • Nas estações em que passam trens expresso SEMPRE passa o trem local. Nas estações que passam trens locais, nem sempre passam os expressos (claro), mas isso diz na entrada. Toda entrada de metro (na escada mesmo) diz quais trens passam na estação e quais a direção dos trens. Se não diz quais direção (uptown, downtown) é porque passam os dois (up e down). Se diz, só passa aquele. Preste atenção ANTES de entrar na estação. Daí, dentro da estação, nas plataformas onde o metrô para, tem placas na parte de cima dizendo para onde esse trem vai. Em algumas plataformas param mais de uma linha de metrô, mas sempre na mesma difreção (todos uptown ou todos downtown). Normalmente, expressos passam numa plataforma e locais passam em outras. Ande com seu mapinha de mtrô e confira para qual estação vc quer ir antes de entrar na estação e/ou trem.

  6. Amei seu blog, parabéns. Vou à NY só por 3 dias 25/12 a 28/12/12, quero “aproveitar” o máximo, você acha que vale a pena comprar o metrocard? lá trem, metro e ônibus utiliza o mesmo cartão?? obrigada

    • Em NY não tem trem pela cidade (só indo p/ NJ ou Long Island). Mas sim, metrô e ônibus usam o mesmo metrocard. Eu sugiro comprar o metrocard sim, mas depende de quanto vc vai andar de metrô. Se vc for usar até 4x dia ($2.25×4=$10 x 3dias = $30), fica igual comprar o $10 ou o ilimitado de 7 dias ($29). Acho que eu iria com $10/dia.

  7. Em vários blogs vejo que para o metrocard é preciso esperar 18 min entre um uso e outro… gostaria de saber se isto é válido para a MESMA estação, ou para estações diferentes.
    Explicando: vou para NY fazer curso de inglês em janeiro, e de onde vou ficar (brooklyn, williamsburg) até a escola de ingles (East Village), vi que preciso pegar 3 linhas de metro, ou seja, entrar e sair do metro, já que estas linhas não cruzam. Neste caso, não necessariamente o trajeto entre uma linha e outra levará 18minutos, e estou com medo de o cartão não passar na prox linha que terei que pegar…
    Como o metrocard funciona em relação ao período?

    Obrigada!

    • Isso é apenas para o metrocard ilimitado. São 18min na mesma estação. Isso é só para evitar que vc não passe de uma pessoa p/ a outra.

      Sobre o seu trajeto… dê uma olhada no GoogleMaps para checar. A linha L faz a conexão Brooklyn-EV. Mas, mesmo que vc precise pegar 3 linhas (realmente confirme isso. é raríssimo em NY se precisar pegar mais do que 2 linhas), normalmente são conexões – que vc não sai da estação e não paga nova passagem. SE vc realmente precisa sair de uma estação para outra… bem, na teoria, é uma passagem a cada vez, a nao ser q vc tenha o metrocard ilimitado.

  8. Olá Tenno lido a sua pagina é muito bem escrita e tira duvidas aos montes. Queria uma ajuda de vcs. Vou pela primeira vez a NY e vou ficar em NJ , Secaucus, tem como usar o metro? Posso comprar o passe 7days e usar saindo de NJ ?

    • Oi Marcelo. Obrigada pelo elogio e pela visita.

      Não conhecemos muito Secaucus, mas achamos que o trem é a melhor opção. Custa $4 cada passagem. Mas dê uma olhada no mapa e veja se tem algo mais perto, um ônibus talvez… mas o trem seria a opção mais rápida para Secaucus-NY.

      • Ok! Vi que há um busão para NY. Tenho notado que exitem muitos hoteis mas fiquei um pouco preocupado por vcs não conhecerem Secaucus?! Tb nao conheço! Não è um bom local pelo q imagino, vcs poderiam, por favor, um outro local barato? Q seja fácil para fazer compras e andar na Big Apple? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog! Sensacional mesmo!

      • Acho que me expressei mal. Sabemos onde fica Secaucus pq é uma cidade pertinho de NY. Mas nunca fomos lá, só passamos de trem. Pelo que sei, não tem nada lá, a não ser a estação de trem p/ NY. O preço de hoteis em NY é bem parecido e, pelo que imaginamos, bem caro. Nunca ficamos hospedados aqui, como já falei no blog, então infelizmente n temos dicas de hospedagens. Mas em qlqr lugar em Manhattan é bom pq sempre tem metro.

  9. Temos que ter muito cuidado com as máquinas de auto-atendimento do metrô em NY, pois frequentemente engolem o seu dinheiro e vc não encontra qq funcionário para reclamar. Tem que comprar outro bilhete.

  10. Thaisa, vou para ny em fevereiro.. esse metrocard 7-day é realmente ilimitado? tp, posso passar varias vezes no dia, todos os dias que ficar, que vou pagar esse valor, ou é até dar o valor que paguei ($29)? bjs

  11. O mesmo cartão que uso para sair do aeroporto JFK (Airtrain – me parece que custa US$5.00) pode ser usado para recarga e uso no metrô, ou são coisas diferentes? Se forem o mesmo, posso comprar o ilimitado ( 7 dias por US$ 29.00) e já usar para debitar esses primeiros U$$ 5.00?

  12. Oi Thaísa, parabenizo pelas dicas. Obrigada mesmo!!! Tô indo à NY em Junho e me ajudou bastante.
    Você disse que o táxi em NY é barato, mas muitos dizem que é SUPER caro, agora fiquei sem entender…

  13. Gostei bastante do seu blog . estou indo para ny e a minha dúvida é se de fato o metrô é perigoso a noite ? abraço e obrigado

    • Em geral, não. É super tranquilo em Manhattan, até as estações da rua 96. Acima disso, eu não sei, mas acho que também é tranquilo. No Queens, em Astoria é tranquilo. Nos outros lugares também acho que é, mas não falo por experiência. No Brooklyn, até o Park Slope é calma. além disso, novamente, não sei. Mas é tudo tranquilo, com certeza, até as 10pm.

  14. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 1: Metrô | Big Apple com Rapadura

  15. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 2: LIRR | Big Apple com Rapadura

  16. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 3: Táxi | Big Apple com Rapadura

  17. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 4: Shuttle | Big Apple com Rapadura

  18. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar | Big Apple com Rapadura

  19. Olá! Uma pergunta – Just one question?? Em NY quando eu chegar de Airtrain no metro tenho que pagar para sair, certo? Posso em vez de pagar o ticket de $2,50 já comprar o metrocard de 7 dias?
    Obrigado
    Altayr

      • Oi Thaisa, em relação ao AirTrain… estou indo para NY e somos em 3 pessoas. Comprando o metrocard e colocando $20 ganho mais $1, ficando $21, passando os 3 pelo AirTrain fica um saldo de $6. Posso depois colocar mais $9 para completar os $15 da volta?

      • Só mais uma coisa… vc disse q posso usar o mesmo cartão q utilizei no AirTrain para compra o unlimited pass, mas se ainda tiver saldo em dinheiro no cartão, posso utilizar o mesmo cartão assim mesmo? e depois q andar de metro pelo unlimited pass, vou poder usar o saldo em dinheiro q tinha ficado antes para usar o AirTrain novamente? Obrigada pela ajuda.

      • Isso eu já não sei. Acredito que sim, mas vc pode perguntar ao funcionário que vende metrô. Em várias estações tem cabines que vc pode comprar o metrocard diretamente com um funcionário, em vez da máquina.

  20. Thaísa, bem legal seu blog! Parabéns. Estou indo para NY pela 3a. vez, mas desta vez vamos ficar em Long Island (no Comfort Inn). O metrocard funciona normalmente de lá para Manhattan, não é? Outra coisa: consigo usar o metrocard (7 dias) para pegar o bus do Port Authority para o Jersey Gardens em NJ?

    • Depende. O Metrocard funciona pra Long Island City, no Queens. Se vc está se referindo a Long Island msm, daí não é o metrocard, é a LIRR.

      Sobre o Jersey Gardens, infelizmente não sei dizer. Nunca fui lá. Mas acho o Metrocard não funciona, pq o JG fica em outro estado.

      • Thaísa, obrigado pela resposta. É o Comfort Inn de Long Island City mesmo. Fica no Queens, não é? Com relação ao metrocard para o ônibus que sai do Port Authority para o Jersey Gardens, enviei um email para eles e estou esperando a resposta. Te aviso assim que eles responderem.

      • Thaisa. Suas informações são excelentes, só que eu não falo e também não entendo nada que está escrito em inglês. Como eu posso comprar o Metro-Card de uma máquina se eu não sei ler as mensagens da máquina??

  21. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô | Big Apple com Rapadura

  22. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais | Big Apple com Rapadura

  23. Olá Thaisa, eu tenho um metrocard amarelo que eu usei em 2012. Ele tem validade até 31/01/2014, vou voltar em NY em fev/2014. A pergunta é: será que consigo revalidá-lo?

    • Desculpe a demora na resposta. Esse comentário se perdeu e só chegou agora… mas, como vc deve ter visto, não. Mas a máquina avisa e pergunta se vc quer um cartão novo.

      • Oi Thaisa,
        Hahahha sem problemas, antes tarde do nunca!!!
        Sabe o que fiz? Cheguei lá e procurei um balcão que tivesse um funcionário, não fui nos automaticos, expliquei que tinha o cartão e etc.
        Ele trocou meu cartão e ainda creditou o valor que ainda tinha no cartão antigo!! Fiquei boba!!
        Cada vez que volto em NY mais me impressiono com a facilidade de resolver certas situações.
        Um abraço

      • Bom, vc teve sorte. Meu cartão estava sem passar direito uma época (eu tinha que passar umas 10x pra aceitar) e eu fui falar com o atendente. Ele me disse que não podia fazer nada. Era um cartão de 30 dias e eu passei umas 2 semanas sem conseguir usar direito.

  24. Olá, eu descendo em JFK, compro cartão do Air Train, 5 dolares, mais 1 do cartão, depois eu posso usar o mesmo cartão para carregar o ilimitado de 7 dias do metro?Em vez de comprar outro cartão pagando mais um dolar?

  25. Olá, Thaisa! Tenho que agradecer por esta publicação com tudo tão explicadinho. Fui em julho para Nova York pela terceira vez e posso dizer que desta vez realmente utilizei o metro. Li os cinco posta de como andar de metrô em Noca York, fiz minhas anotações e segui em frente! 😊😊 Mesmo sem falar inglês (apenas com palavras-chave e frases básicas), “interpretava” as placas na entrada e dentro das estações, como você bem ensinou. Foi muito legal passear por lá sem me perder pelo metrô. Parabéns pelo blog!

  26. Nesse fim de semana embarco para NYC onde ficarei 1 mês. Ficarei em um Hotel em NJ, (Union City) mas diariamente terei que ir à ilha. Sei que a vantagem é eu adquirir o cartão de 30 dias, mas a dúvida é:
    O cartão é aceito pelos ônibus (NJ Transit) que vão até New Jersey? O meu hotel é logo após o Lincoln Túnel.
    Por favor, se alguém souber da resposta me ajude!

    • Os ônibus do trajeto nyc-nj não aceitam o metrocard. O path aceita apenas o metrocard com dinheiro (não aceita o ilimitado).
      Sobre ser vantajoso, vai de vc. Dado que é inverno, é mais difícil fazer caminhadas longas. Então, eu compraria o metrocard para usar sim. E compraria o ilimitado, pra evitar passar frio pra economizar. Mas sugiro que faça as contas de qnts metros vc pegaria por dia (depende do seu planejamento de passeios).

  27. Olá, estamos com viagem programada para NY esse mês e temos uma dúvida quanto ao ticket para crianças. Vi que se elas tiverem menos de 112 cm não pagam. Nesse caso, como elas devem passar pelas catracas? E caso tenham mais de 112 cm, pagam normal, como um adulto? Obrigado.

    • Crianças até 112cm não pagam, desde que acompanhadas de um adulto pagante. Um adulto pode passar com até 3 crianças. Elas devem passar por debaixo da roleta. Se for a grade inteira, o adulto passa com a criança (se conseguir) ou passa sozinho e abre o portão pra criança entrar (o emergency exit). Mas, de certo modo, não tem mta fiscalização com isso não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s