Andando de táxi em Nova York – Parte 1: o básico

No Brasil, andar de táxi é caro. Em Nova York, andar de táxi relativamente barato. Tanto, que várias vezes é mais vantajoso pegar um táxi do que o metrô. Mas, antes de começarmos a falar sobre o custo, vamos explicar algumas coisas sobre os táxis de NY.

Taxi amarelo – by Alexander Kurz

Como vocês bem sabem, os táxis de NY são aqueles amarelinhos. alguns carros são adaptados para levar passageiros em cadeira de rodas, mas a maioria dos táxis são desse modelo tradicional ou outros carros pequenos. Os modelos tradicionais e os carros pequenos transportam no máximo 4 passageiros (3 atrás e 1 na frente). Alguns modelos de carros pequenos podem transportar 4 atrás e 1 na frente. Pense nisso quando for pegar um táxi e não tente negociar com o motorista. Se o grupo tem 6 pessoas, vocês tem que pegar 2 táxis.

Agora, como fazer? Você está na rua, com outras 2 pessoas, esperando por um táxi. Primeiro, preste atenção na placa na parte de cima do carro. Se apenas a parte do meio está acesa (é a placa com o número – ou medalhão – do táxi), o táxi está livre e pode pegar passageiros. Se está tudo apagado, o táxi está ocupado.

Daí vem a parte mais complicada: quando os táxis estão fora de serviço (off duty). Se as luzes laterais estão acesas e a parte do meio está apagada, o táxi está fora de serviço e não pega mais passageiros. Isso é bem raro. Se as luzes laterais E a placa do meio estão acesas, o táxi está fora de serviço, mas ainda pode pegar alguns passageiros. A maioria dos táxis que estão saindo/fora de serviço deixam as luzes acesas e param para pegar passageiros, mas antes de te deixar entrar, eles perguntam para onde você vai, e só aceitam se for no caminho deles. É muito comum eles negarem te levar. Isso acontece principalmente por volta das 5 da tarde. Agora que você já sabe identificar se o táxi está disponível ou não, é hora de aprender as regras.

  1. Se o táxi está livre (apenas a placa do meio acesa) e parou para você, entre no táxi. Se o táxi está livre, você não tem que dizer para onde você está indo antes de entrar no carro. Uma vez que você está no carro, ele não pode negar te levar para onde você vai. Isso é especialmente importante se você está em Manhattan e quer ir para o Brooklyn ou Queens, ou vice-versa.
  2. Essa mesma regra vale para quando você quer fazer mais de uma parada. Por exemplo, você está numa loja, vai buscar seu amigo/familiar no hotel e vão para um restaurante. Em vez de pegar 2 táxis, você pode entrar no táxi, dizer o cruzamento das ruas do hotel e, quando chegar lá, dizer que está só pegando a pessoa. Importante: a pessoa deve estar já pronta, na rua. Não pode fazer isso se a pessoa ainda está no elevador. Tem que ser parar o táxi, entrar, e seguir para o restaurante.
  3. Dando o endereço: diga o cruzamento das ruas/avenidas. Tipo, 14th and Broadway, ou 53rd between second and third avenues. Não diga “hotel x”, porque ele pode não saber.
  4. Na hora de pagar: todos os táxis são obrigados a aceitar cartão de crédito/débito. Se eles quiserem te obrigar a pagar em cash, pode resistir e usar seu cartão de crédito/débito. É seu direito.
  5. Preste atenção no caminho que o motorista está fazendo. Como a maioria das ruas/avenidas de NY são numeradas, preste atenção no caminho. Se você está na rua 65 e quer ir para a 42, as ruas tem que diminuir! Então, se o motorista passa pela 66, 67… pergunte para onde ele está indo e repita que você quer ir para a 42. Preste atenção, porque eles podem fazer isso por engano (eles podem não ter entendido bem o número que você falou) ou de má-fé mesmo.

Pronto. Agora que você já sabe andar de táxi, outra informação interessante: táxi aqui corre muito e para bruscamente. O tempo todo. Eu, medrosa como sou, fico morrendo de medo o tempo todo. (Às vezes) Os carros têm cinto de segurança, então você pode colocar para se sentir mais seguro.

Curiosidades sobre os táxis de NY: apesar de você ter a impressão de que NY tem um milhão de táxis, na verdade, a cidade tem apenas (?) 13.000 táxis amarelos, e esse número não tem aumentado por muitos anos. O sistema de táxis aqui é baseado em “medalhões” e o número de medalhões foi definido no final dos anos 30. Então, desde lá a cidade só pode ter, no máximo, cerca de 13.000 táxis. Hoje em dia, um medalhão custa cerca de $1.000.000 (sim, um milhão de dólares). Para ouvir a história dos medalhões ser contada de uma maneira interessantíssima, escute esse podcast (em inglês).

Esse post é parte de uma sequência sobre como andar de Táxi em NYC:
Parte 1: o básico (esse post)
Parte 2: o custo
Parte 3: os livery cabs
Anúncios

46 respostas em “Andando de táxi em Nova York – Parte 1: o básico

  1. Pingback: Andando de taxi em Nova York – Parte 3: os livery cabs | Big Apple com Rapadura

  2. São muito boas suas dicas,mas confesso que estou com um certo receio,no geral na verdade, New york pelo visto é muito diferente de São Paulo em todos aspectos, é verdade????

  3. olá! excelente post! Vou pra ny em fevereiro de 2013, ja comprei as passagens, e já estou pesquisando

    vou ficar no bairro de midtown… tipo… 20 mintuos de taxi dá qto mais ou menos? Tem alguma referência de valor?

  4. Olá! Chegamos no aeroporto de Newark (2 pessoas) e ficaremos num hotel perto do Central Park (West 58th St.), qual tua sugestão para irmos até o hotel? Táxi, metrô, ônibus? Podes nos ajudar? Muito obrigada e parabéns pelo blog! Abraços!

    • Oi,

      desculpe a demora na resposta. Como já disse em outros comentários, estivemos super ocupados nos últimos tempos e acabamos deixando o blog de lado um pouco. Espero que a resposta ainda chegue a tempo.

      De Newark, eu recomendo pegar o Air-Train + NJTransit para NY Penn Station (New York Penn, e não Newark Penn. Prestenção na hora de comprar a passagem e descer na estação. A NY Penn é a última estação). Da Penn, peguem um taxi para o hotel. Acho que é o melhor caminho. Não vale a pena pegar táxi de Newark p/ NY. Fica super caro e o trem funciona bem.

      • Oi, Thaisa!
        Muito obrigada pelo retorno, mas não conseguimos ver sua resposta a tempo.
        Acabamos utilizando o ‘Express Bus’, há várias indicações no desembarque internacional, super fácil de achar. Dividimos uma van com outros turistas e nos deixaram na porta do hotel. Custou apenas $17 por pessoa, muito mais barato que o táxi. Na volta (transfer hotel – aeroporto) você precisa telefonar para agendar ou utilizar o site: http://www.supershuttle.com
        Se mais alguém te perguntar, fica a dica!
        Abraços!

  5. Boa noite tudo bem eu e minha noiva estamos em miami e vamos para new york amanha para ela passar o aniversario dela que e no dia 09/22 vamos ficar em um hotel do lado do aeroporto laguardia o que vc me indica para ir para 5 avenida, times scare, empire states, central park e aonde esta construindo as novas torres ir de metro ou taxi gostaria de saber os horarios ruins de pegar taxi que um amigo disse que eles demora muito no transito que nao anda e gasta muito quero saber se tudo isso e verdade ou tambem que metro e facil ou dificil de andar vc pode tirar essas duvidas ante mao obrigado

    • Espero que vc ainda consiga ler a resposta a tempo. Não tivemos tempo de responder antes.

      SE vcs estiverem perto de uma estação de metrô, recomendo usar o metrô para andar pela cidade. SE não estiverem, dêem uma olhada nos pontos de ônibus. Vcs podem pegar o ônibus para outro lugar no Queens e, de lá, pegar um metrô. Eu usaria táxi apenas para o aeroporto e para voltar para o hotel se for muito tarde. Dependendo da hora, o taxi vai demorar muito sim, e fica meio caro do Queens a Manhattan.

  6. Pingback: Andando de taxi em Nova York – Parte 2: o custo | Big Apple com Rapadura

  7. adorei as dicas. Imagina q já estive em NYC umas 20 vezes e nunca prestei atenção nesses detalhes dos táxis. Muito legal. Agora em janeiro de 2013, iremos com outra visão dos amarelinhos!

  8. Oi eu gostaria de saber quanto ia ficar mais ou menos do aeroporto jhon f kennedy ate o midtown tipo 8avenida (ond se encontra meu hotel ) ficara muito caro ?!?!? Tem algum trem ou metro até lah ?!?

  9. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 1: Metrô | Big Apple com Rapadura

  10. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 2: LIRR | Big Apple com Rapadura

  11. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 3: Táxi | Big Apple com Rapadura

  12. Pingback: Como ir do JFK para Manhattan? Opção 4: Shuttle | Big Apple com Rapadura

  13. Fui para NY em 2008 e peguei um Cab no La Guardia para a 33 Street. Num determinado ponto o motorista me comunicou uma tarifa que cobraria referente (se entendi direito) um pedágio. Isto acontece ou é um logro?

  14. Olá,
    Você menciona que se estiver em grupo de 6 pessoas, teria que utilizar 2 taxis. Minha dúvida é se forem 3 adultos e 3 crianças (10,6,2) ainda assim terei que pegar 2 taxis?
    Obrigado,

    • De acordo com o nyc.gov, o taxi pode levar até 4 passageiros + 1 criança que fique no colo. Crianças com menos de 7 anos podem sentar nos colos. Então acho que cabe ao motorista aceitar as 6 pessoas (sendo 2 crianças que sentariam no colo dos adultos) ou não.

  15. Olá,
    Você menciona que se estiver em grupo de 6 pessoas, teria que utilizar 2 taxis. Minha dúvida é se forem 3 adultos e 3 crianças (10,6,2) ainda assim terei que pegar 2 taxis?
    Obrigado,
    Alexandre

  16. Olá Thaisa,

    Estou indo com minha namorada dia 18/12/2014 tenho que ir para o Hotel Rossevelt perto da 5ª Avenida, qual melhor forma para chegar até lá?

    Abraço
    Tiago Rodrigues

  17. Ola Thaisa,
    Voce tem o contato de alguma empresa de taxi que faz o agendamento para buscar no aeroporto? Eu estou meio insegura de chegar la sozinha e com mala a noite , dai quero agendar um taxi para me busca, mas nao conheco o sistema de taxi la.

    Obrigada

    • Se vc chegar no JFK, não tem problema algum. Se vc vai pra Manhattan, pode pegar um taxi amarelo, que é preço fixo. Se vc quiser algo mais educado, vc pode usar o Uber (é um app de confiança. Vc já coloca seu cartão de crédito e pede o Uber qnd chegar no aeroporto, já dizendo no app pra onde vc vai. O motorista que quiser fazer o trajeto te confirma e te pega no lugar marcado (procure pelo nome dele para confirmar que ele deve pegar vc e não outro passageiro). Daí ele já te leva para o seu destino e a conta vai direto pro cartão de crédito. Vc nem precisa dar tip. Normalmente sai mais barato que o taxi amarelo, mas pouca diferença). Por último, vc pode pegar um serviço com brasileiros que fazem isso. Digo brasileiros pq são os únicos que pelo menos já ouvi recomendações. Normalmente esses serviços de transfer são mais caros (cerca de $90-$100), mas são brasileiros educados (em geral) e muitos inclusive te ajudam com a mala e etc. Vou pegar umas recomendações e te aviso aqui. Qnd vc vem?

      Eu estou mais acostumada e pego Uber constantemente. Se vc chegar realmente muito tarde e ficar preocupada, vale a pena gastar mais e pegar um transfer com algum brasileiro.

  18. Olá, Thaisa! Parabéns pelo Blog! Pode me ajudar?!

    Eu estarei no hotel Ramada, em Queens, e preciso pegar um voo para Orlando, só que preciso ir logo cedo, então encontrei 2 passagens que me interessaram: uma saindo do La Guardia e outra do JFK, ambas às 7h da manhã.
    Minhas dúvidas são: qual aeroporto é mais perto? Por ser bem cedo, terei que sair do hotel mais cedo ainda, ou seja, de madrugada, então vc recomenda táxi? Eu ví seus posts sobre táxi e calculei a tarifa, mas no site eles não dizem nada sobre pedágios, eu pegarei pedágio nesse trajeto?

    Muito o brigada desde já!

    • Oi Renata. Sugiro que vc dê uma olhada no Google Maps. Ele vai conseguir te mostrar com certeza qual o hotel mais perto e se tem pedágio (toll) ou não. O que eu sei é que a única maneira de chegar ao LaGuardia de transporte público é de ônibus, o que eu não recomendaria (sendo de madrugada e vc sozinha). Se for o JFK, vc até pode ir de metrô, mas é um percurso complicado do Queens. Provavelmente, a melhor maneira será ir de taxi.

    • Olhe… fica. Tem que ser resourceful nesse caso. Se vc estiver no terminal 4 é mais fácil. Vá para uma parte um pouco mais afastada, com algum tipo de sinalização, e mande uma msg pro motorista dizendo exatamente onde vc está e como está vestido.

      Se for no terminal 8 (da TAM e AA), é um pouco mais difícil, mas tem uma região antes ou depois da parte dos táxis amarelos que tem placas tipo “passenger pick-up” e tem letras, tipo A, B, etc. Daí vc faz a msm coisa – vai para essa região e diz exatamente onde vc está (“Antes dos táxis amarelos, no passenger pick-up B”, por exemplo. E dá uma ajudada dando alguma informação de roupa/mala.

    • Oi Vera. Olha, o Brooklyn é gigante! O custo da corrida vai depender, claro, de onde vc está no Brooklyn. Em um dos posts sobre taxi eu coloquei o link pra um site que calcula a tarifa. Dá uma olhadinha lá!

    • A maneira mais barata sempre é ir de metrô, que sai $2.75 por pessoa. A tarifa do taxi, como falei no outro comentário, depende de onde vc está no Brooklyn, e nem sempre é mais rápido que o metrô, dependendo da hora. SE for hora do rush, o metrô é mais rápido.

  19. Oi Thaisa, tudo bem? Vou chegar em NY (JFK), numa segunda-feira às 07AM e ficarei no Quality Inn Hotel (53-05 Queens Boulevard, Woodside). Gostaria da tua opinião sobre a melhor maneira (opções), para chegar ao Hotel.
    Obrigado

  20. Thaisa, simulei o uber no terminal 4 do jfk e está mandando ir para ir para o andar inferior das chegadas. Conseguiria nos ajudar como chegar de maneira correta no ponto que o uber informa?

    • Marcio, eu acho super complicado pegar Uber do JFK. Eu sugiro que antes de pedir o Uber, siga as placas para “passangers pick-up/drop-off”. Vai ter um monte de gente. De la, veja exatamente onde vc esta(tem placas o tempo todo. Veja qual placa vc esta – tipo “pick up D”. Eu prefiro ir pra perto do sinal de transito, pq digo isso ao motorista. Dai peco o Uber e mando mensagem dizendo ” estou no pick-up D, logo antes do sinal, com um sueter vermelho”. Alem disso, nao acho que posso ajudar mto. Daniel quem sempre pega Uber la. Vou ver se ele pode te ajudar mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s