Andando de taxi em Nova York – Parte 2: o custo

Num post anterior, nós falamos um pouco sobre “as regras” do sistema de táxis em NY. Esquecemos de falar que táxis nos Estados Unidos também são chamados de cab. Então se você estiver num hotel e um funcionário perguntar se você quer um cab, você já sabe o que ele quer dizer. Nesse post, falaremos um pouco do custo dos táxis em NY, que é bem mais em conta do que em várias partes do Brasil.

Quando você entra no táxi, a tarifa (fare) começa em $2.50 mais uma sobretaxa que varia de $0.50, $1.00 das 20h às 6 da manhã, e $1.50 de segunda a sexta, das 16-20h. Essa é a tarifa básica. Daí, cada quinto de milha (mais ou menos 320 metros – ou 5 minutos de caminhada) ou 60 segundos parado custam adicionais $0.40. No final, ainda tem cerca de 10% de imposto E a gorjeta, em torno de 15-20%. Parece caro, mas na realidade, não é. Manhattan é super plana, o que faz com que tudo seja relativamente perto. Por exemplo, imagine a seguinte situação: você e outra pessoa (2, no total) não tem o cartão ilimitado do metrô e pagam $2.25/pessoa para cada passagem. Vocês estão no MET (rua 82 com 5a avenida) e querem ir para o Empire State (rua 34 com 5a avenida). As opções seriam:

  1. ir andando: cerca de 4km. Tempo: 50min; Custo: $0.00;
  2. ir de metrô: andar até a avenida Lexington com rua 86 (10min, cerca de 800m), pegar o metrô 6 downtown e descer na estação 33 street (cerca de 10min), e caminhar de volta até o Empire State (5 min, cerca de 300m). Tempo: 20-30min; Custo $4.50;
  3. ir de ônibus: andar até o ponto de ônibus na 5a avenida com rua 84 (cerca de 150m, 2minutos), pegar o ônibus M2 e descer na estação da rua 33 (cerca de 20min) e caminhar até o Empire State (menos de 100m, 1 minuto). Tempo: 25-35min; Custo: $4.50;
  4. ir de táxi: pegar um táxi na porta do museu e descer na porta do Empire State. Tempo: 10-15min; Custo: $13.50 (média, com gorjeta).

Outra coisa interessante é que andar de norte a sul de Manhattan é muito mais fácil do que se locomover no sentido leste-oeste. A maioria das linhas de metrô fazem o percurso Norte-Sul, enquanto apenas 2 fazem o percurso Leste-Oeste (na rua 14 a linha L, na rua 42 as linhas 7 e S). Então, imagine a situação 2: você está num grupo de 4, e querem ir do Rockefeller Plaza (rua 50, entre 5a e 6a avenidas) para o Intrepid (rua 46 com avenida 12). As opções seriam:

  1. ir andando: cerca de 2.5km. Tempo: 30min; Custo: $0.00;
  2. ir de metrô: andar até a estação 47-50 st – Rockefeller Center, e pegar a linha D uptown, descer na estação 59 street – Columbus Circle, trocar para a linha A downtown, descer na estação 42nd street – Port Authority e caminhar da 8a avenida até a 12a avenida. Tempo: 25-35min; Custo $9.00;
  3. ir de ônibus: andar até o ponto de ônibus na 6a avenida com rua 49, pegar o ônibus M50 e descer na estação da rua 42 com 12a avenida. Tempo: 30-40min; Custo: $9.00;
  4. ir de táxi: pegar um táxi e descer na frente do Intrepid. Tempo: 8-12min; Custo: $6.50-$15 (já com gorjeta, variando de pouco a muito trânsito).

Você tem que comparar o tempo, distância, clima, conforto da caminhada (fez muitas compras?), quantas pessoas são (vocês podem pegar 1 táxi ou precisam de 2?) e se vocês estão com o metrô ilimitado ou não. Mas, queria apenas dar uma ideia de que o preço não é absurdo. Isso é especialmente importante à noite, quando você já está cansado, está numa região que não tem metrô perto, está com criança, etc.

Dica: para calcular as rotas, use o GoogleMaps e clique em Directions. Usuários mais avançados podem também usar o HopStop. Nesses dois sites você pode colocar os pontos iniciais e finais e comparar o tempo de ônibus, metrô, carro/taxi e a pé. A vantagem do GoogleMaps é que é super simples de mexer e você pode salvar todos os mapas que você criar. A desvantagem é que ele não atualiza as modificações da MTA (tipo, quando o metrô está pulando estação x, etc.). O HopStop é meio complicado de mexer (não é user friendly at all), mas ele é atualizado diariamente para acomodar as modificações diárias do metrô/ônibus. Para ter uma ideia da tarifa de táxi, use o TaxiFareFinder.

Esse post é parte de uma sequência sobre como andar de Táxi em NYC:
Parte 1: o básico
Parte 2: o custo (esse post)
Parte 3: os livery cabs

Anúncios

9 respostas em “Andando de taxi em Nova York – Parte 2: o custo

  1. Pingback: Andando de taxi em Nova York – Parte 3: os livery cabs | Big Apple com Rapadura

  2. Pingback: Andando de táxi em Nova York – Parte 1: o básico | Big Apple com Rapadura

  3. Pingback: Taxi em Nova York: Média de Preços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s