Andando de taxi em Nova York – Parte 3: os livery cabs

Livery cab – taxi preto em NY

Nos dois últimos posts sobre táxis em NY, nós falamos sobre como funciona e os preços. Todo o tempo nós nos referimos aos tradicionais táxis amarelos. Mas, em NY existem 2 tipos de táxis: os amarelos (que todo mundo conhece) e os pretos (livery cabs ou car service).

Os livery cabs são carros de serviço (car service, como o próprio nome diz). Sabe, no Brasil, quando você liga pedindo um táxi? Pronto. Aqui é a mesma coisa! Você pode ligar para uma empresa e pedir um táxi no endereço tal, na hora tal. Esse táxi é o táxi preto, o livery cab. Eles não tem taxímetro, então você precisa combinar o preço logo – eu sugiro que você combine quando ligar ou, pelo menos, antes de entrar no carro. Não deixe para perguntar o preço quando chegar ao seu destino…

Então, os livery cabs são os que você chama pelo telefone e não tem taximetro. O problema é que esses táxis estão sempre na rua, então quando você está na rua, abanando seus braços ou fazendo a dança da chuva para pegar um táxi, volta e meia os táxis pretos param e se oferecem. Não aceite. Isso é ilegal. Esses táxis são proibidos de pegar pessoas na rua, como os táxis amarelos fazem. Mas, o prefeito de NY está propondo uma mudança, para que esses livery cabs possam pegar passageiros nas ruas, só que fora de Manhattan. Ou seja, no Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island. Em Manhattan, apenas acima das ruas 96 leste e 110 oeste. Mas, na verdade, isso ainda não foi aprovado, então… melhor evitar.

Esses carros não podem se oferecer nos aeroportos. Se você programar com uma empresa, tudo bem. Ele estará lá com a placa com o seu nome. Mas se você não combinar, não pegue. Ainda dentro do aeroporto, vários motoristas desses táxis ficam perguntando se você quer um táxi, se oferecem pra levar sua babagem, etc. Não aceite. Se você está no JFK, saia do aeroporto e pegue um táxi amarelo (preço fixo de $45 para qualquer lugar em Manhattan, mais 15-20% de gorjeta). Acho que no aeroporto LaGuardia é a mesma coisa, mas não sei como é no aeroporto de Newark.

Curiosidade: possivelmente devido a sua natureza duvidosa, os livery cabs também são conhecidos como gypsy cabs (táxis ciganos).

Esse post é parte de uma sequência sobre como andar de Táxi em NYC:
Parte 1: o básico
Parte 2: o custo
Parte 3: os livery cabs (esse post)

Anúncios

21 respostas em “Andando de taxi em Nova York – Parte 3: os livery cabs

  1. Pingback: Andando de taxi em Nova York – Parte 2: o custo | Big Apple com Rapadura

  2. Pingback: Andando de táxi em Nova York – Parte 1: o básico | Big Apple com Rapadura

  3. Thaissa tudo bem? Pretendo ir a New York o ano que vem e estou achando seu blog muito interessante. Tenho uma dúvida: É opcional dar gorjeta no taxi???? Obrigada

    • Oi. Ótima pergunta. Não. É obrigatório. Não é lei, mas é uma norma social aqui, e eu não duvidaria se o taxista criasse confusão se vc não desse. Para evitar confusão, melhor parar alguns trocados a mais.

  4. Olá Thaisa, estarei indo no começo de novembro com minha família visita nova york, pretendo chegar no JFK e ir direto ao jersey garden, você acha que vale a pena fazer este percurso de taxi ou alugo um carro, não estou muito seguro sobre dirigir aí. Desde jã agradeço a atenção.

  5. Thaisa…estou indo para NY para passar o Ano Novo e gostaria de saber os preços de taxi, principalmente do aeroporto de Nework para Manhatan.
    Aguardo seu contato,grata.
    Rita

  6. Menina, seu blog tá salvando meu dia! Vamos pra NY e quero ir do JFK para Manhatan. Como vc disse que cinco eles pegam me empolguei. A questão: é fácil encontrar os modelos de carro que levam cinco passageiros? Fica 45 dólares “fechado” mesmo no carro amarelo com taxímetro?

    • Oi, eu não sei bem onde disse que eles pegam 5 passageiros… nunca vi taxi que caiba mais do que 4 (3 atrás e 1 na frente). Eu quis dizer que, para 5 (ou mais) pessoas, vcs devem pegar 2 táxis ou podem pegar o supershuttle, um shuttle que cobra $20-$30 por pessoa. Não tem taximetro rodando, é uma taxa fixa. Era $45, mas acho que agora é $50. A conta final tem a taxa de $50 + 10% de imposto + 20% de gorjeta. Então, não, não é 45 (ou 50) fechado.

  7. Thaisa, boa noite, pretendo ir para o six flags em NJ, ouvi que tem um onibus que sai de NY para la, e se comprar o ingresso com eles a passagem fica gratis, é verdade? Tem que comprar na hora? Nao achei site para compra antecipada.
    Grato,

  8. Thaísa nunca fui a NY e gostaria de saber se após uma corrida de táxi podemos pagar com uma nota alta (100 dolares por exemplo) e deixar que o próprio motorista faça as contas do imposto e da gorjeta. Eles fazem isso de maneira correta?

    • O monitor, no táxi, já mostra o valor total, com impostos. Daí vc clica em quanto de gorjeta vc quer dar (15, 20 ou 25% acho) e ele já dá o valor total. Eu acho que vc só pode usar notas de $100 se a corrida for acima de $50, mas nunca testei.

  9. Thaissa vc por acaso e quem aluga um imóvel perto da churrascaria plataforma se for sou irmão do Lauro que já esteve aí contigo e gostaria de obter informações de como faço para locar esse imóvel aí em abril?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s