Bares em NY – uma experiência diferente…

Eu adoro bares no Brasil! Adoro a cervejinha nevando, o petisquinho gorduroso, a conversa com os amigos sem hora de ir embora… é lindo de morrer. Até o churrasquinho da esquina serve. Aqui em NY, a coisa é diferente… não que não existam bares por aqui. Existem. Milhares. O problema é que vários bares aqui não servem comida.

Uóoooooooooot? você deve estar se perguntando. Pois é. Aqui vários bares não tem comida, então você simplesmente bebe… eu não funciono apenas com bebida. Eu preciso de um petisquinho. Dai, alguns outros bares servem comida, mas não são os meus amados petisquinhos… o mais petisco que você encontra é batata frita ou nachos. “Comida de bar” aqui são hamburgers, chicken wings, quesadillas, etc. Bla. Além disso, de não ter comidinhas, só comidas pesadas, você não pode ficar eternamente numa mesa. E mais, em alguns cantos, mesa só se for comer. Então, se você quer só tomar a cervejinha, fica em pé ou, se der sorte, pega um lugar no bar. Se você senta na mesa, o(a) garçon(nete) vem e pergunta o que você vai querer. Você diz as bebidas. Ela traz as bebidas e pergunta: “e para comer?”. Dai você tem que pedir a comida (você pode até enrolar um pouco, mas se enrolar demais e o bar tiver cheio, ela vai dizer que a mesa é apenas para quem vai jantar, e bla). A comida vem (super pesada… ninguém merece tomar cerveja com hamburguer) e quando você acaba, o garçon já vem ver se você terminou e se quer mais alguma coisa. Nessa hora, você pode continuar pedindo bebida. O problema é que em alguns cantos, o garçon já pode trazer sua conta sem você pedir. É um saco. Então, comida de bar não tem. Alguns bares nem comida tem. Os que tem, a chance da comida ser ruim é de 25%. A chance da comida ser super pesada é de 90%.

Sobre a comida que você normalmente vai encontrar:

  1. hamburger (burger): 99% de chance. Quando você pedir, vão perguntar como você quer a carne (how do you want that cooked?), ou seja, qual ponto da carne você quer. As resposta são: bem passada (well done), ao ponto para bem passada (medium well), ao ponto (medium), ao ponto para mal passada (medium rare) e mal passada (rare). Isso vale para qualquer carne que eles perguntarem, inclusive cordeiro (lamb), vitela (veal) e pato (duck).
  2. sliderssliders são hamburguers pequenos. Em geral são vendidos em duplas ou trios e, por serem pequenos, em geral eles não perguntam sobre a temperatura da carne. Normalmente fica entre medium medium well.
  3. batata frita (fries): steak fries são as batatas fritas mais grossinhas, curly são as que parecem um macarrão parafuso, smile são as em formato de smileLoaded fries são as que são carregadas (loaded) com alguma coisa – normalmente queijo e bacon, algumas vezes, com chili.
  4. chicken wingsasinhas e sobrecoxa de frango fritas, passadas em algum molho (bufalo = picante, asiático ou barbecue, normalmente). Se não vem especificação do molho, significa que é o molho bufalo (buffalo sauce), que é picante. Algumas vezes eles perguntam quão picante você quer – hot, mild, etc. Mesmo que você seja acostumado a comer comida picante, comece pelas mild.
  5. anéis de cebola (onion rings): menos comuns.
  6. Quesadillas
  7. Nachos
  8. Paninis
  9. Tater tots: são bolinhas de batata ralada e fritas. Crocantes por fora, macias por dentro. Nham. 

A bebida dos bares também é um pouco diferente. Acho que todos tem cerveja, e a maioria é full bar, ou seja, serve tudo (vinho, cerveja, coqueteis). Mas, vários bares não tem cardápio. Você pode perguntar que cervejas eles tem (alguns dizem “qual você quer?”, já que eles tem quase todas), tipos de vinho (uvas, gente, tipos de uva), mas não espere um cardápio compreensivo com tudo. Alguns podem ter um cardápio com os coquetéis, mas… não é regra. Então, saiba o que pedir.

Sobre as cervejas, algumas são em garrafa long-neck (bottle), lata (can, normalmente listadas junto com as em garrafa) e as cervejas on draft ou on tap ou draught beers (ou seja, chope – ou chopp, como preferir), servidas em pint (se lê páint, e não pint ou paint – como paint brush. É um copo com quase 500mL), ou pitcher (uma jarra, com 1,7L). Além disso, as cervejas aqui não são estupidamente gelada.  Normalmente, nem geladas são. São frias. As de garrafa tendem a ser mais frias. Os pints ou pitchers são frias tipo uns 10-15C.

Sobre os coqueteis, varia muito. Existem vários sites que dizem mais os menos o que os mais comuns tem, mas eles tem nome especificos e, se você souber, pode pedir que se o lugar for full bar o bartender sabe fazer. Eu só conheço o mojito (rum, limão e hortelã), malibu pineapple (rum malibu – de côco – e suco de abacaxi) e piña colada (rum, suco de abacaxi, e creme de côco). Bares (de restaurantes) mais arrumados vão saber fazer caipirinha, mas talvez não seja comum em bares normais. Se o bar não estiver muito cheio, você pode conversar com o bartender e dizer mais ou menos do que você gosta, e ele/a prepara um drink para você. Tipo, se você é fã de caipirinha, você chega lá e diz que gosta de bebidas com frutas cítricas, por exemplo. Ele pode fazer um mojito (e cobrar o preço do mojito do cardápio) ou ele pode criar um drink especialmente para você. Nesse caso, se os drinks custam em média $10 nesse bar, espere que o seu drink especial custe de $10-$15.

E, para finalizar, 3 informações importantes:

  1. Só maiores de 21 anos podem beber. Se você tem menos de 35, ande com seu passaporte (nem adianta usar a identidade do Brasil ou cópia do passaporte). Os bartenders/garçons vão pedir sua identidad ena hora que você pedir a bebida. Em alguns cantos, vão ter bouncers na porta, que só deixam entrar no bar pessoas com mais de 21. Venha preparado.
  2. Na hora que você pede a bebida, você tem que pagar. Ou você abre uma conta (um  tab) e dá seu cartão de crédito para segurar a conta (eles vão ficar com o seu cartão até você pedir para fechar a conta) ou você paga cada bebida em dinheiro, na hora que pede.
  3. Gorjeta. Gorjeta. Gorjeta. Aqui você tem que dar gorjeta para tudo (menos fast food). Então, se você deu seu cartão de crédito e abriu um tab no bar, na hora de pagar, coloque pelo menos 15% de gorjeta (tip). 15-20, dependendo do atendimento. Se foi excelente, e você paquerou com o/a bartender a noite inteira, dê pelo menos uns 25%. Se você está pagando em dinheiro a cada pedida, a regra é de pelo menos $1 por bebida. Se a cerveja custou $3 no happy hourtip $1. Se a cerveja custou $7 no horário normal, e você pediu 2 cervejas, tip $2. Se você pediu um vinho de $15, tip $1. Se você pediu uma coisa muito específica (tipo, seu drink especial ou sugestão do bartender), tip pelo menos $3.

P.S.: Quando você paga a conta com cartão de crédito, o garçon leva o seu cartão, passa na máquina, e traz o seu cartão de volta com a conta, para você assinar. Normal. O detalhe é que ele passa o valor da conta (digamos, $100). Daí, a conta tem o lugarzinho para você escrever a gorjeta (tip, digamos $18) e colocar o novo total ($118). Daí, você já pode ir embora com seu cartão, mas eles vão cobrar $118 no cartão de crédito, e não os $100 iniciais. Nesse caso, se você quer controlar mais, você pode fechar a conta no cartão nos $100 mesmo e dar o tip em dinheiro.

Anúncios

6 respostas em “Bares em NY – uma experiência diferente…

  1. Adoro suas dicas, Thaisa! Meu programa favorito é beber com os amigos e confesso que não me importo se não tiver comida. O Jeremy’s Ale House é um buteco (mas buteco mesmo…) com uns petiscos gostosos mas bem gordurosos, como fried clams. Meu marido adora e tem adesivos do lugar para dar de presente aos amigos que viajam para NY. 🙂

  2. Thaisa. Tem alguma dica especifica de um bar mais badalado pra eu ir com a galera????
    Muito massa as dicas de bar. Ja decorei os nomes dos pedido. Uuauhahuahuuhaa.
    Quanto aos drinks eu tomei um muito bom num cruzeiro que eu fiz, o Long Island Ice Tea. Primeirissima.

    • Ixe, ai não tenho. Como já falei, não somos mto baladeiros… mas qlqr bar na região da 1a-2a avenidas, entre ruas 14 e 1 são bem badalados… acho que o mais badalado que conhecemos é o Professor Thoms, que tem nachos super bons, mas ele não tem música. É só muito cheio mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s