Clima de Nova York em Junho

E depois de todo o pólen de abril e maio, junho chega trazendo os primeiros dias de calor. Em abril e principalmente em maio, alguns dias já parecem dias de verão, mas ainda com temperaturas máximas de uns 25 graus. Talvez maio tenha algumas horas mais quentes, mas são “horas” e não “dias”. Em junho, a coisa é diferente. Temos dias quentes.

Se você já leu outros posts sobre o clima, já notou o padrão. O verão começa (oficialmente) no final de junho, então, de fevereiro a junho, a temperatura vai aumentando no final do mês. De setembro a novembro, a temperatura vai abaixando no final do mês. Em julho/agosto e dezembro/janeiro, a temperatura é mais constante. Então, se vocês está vindo à Nova York em junho, se for mais para o começo do mês, a temperatura é um pouco mais baixa. Se vier mais para o final do mês, um pouco mais quente. Não sei dizer exatamente a temperatura nessas épocas, porque cada ano é diferente. Não estava aqui o ano passado, mas tenho a impressão de que junho de 2011 foi mais fresquinho que esse mês tem sido. Na minha lembrança, as famosas ondas de calor do verão nova-iorquino começavam na primeira semana de julho. Sempre associei os primeiros dias infernais ao 4 de julho. Não sei se isso se dá apenas na minha lembrança ou se o verão começou mais cedo (e mais quente) esse ano. Desde ontem, 24 de junho, a primeira onda de calor começou, com duração prevista de três dias.

PS: acho que essa ideia do calor começar em julho é só na minha lembrança. Acabei de achar uns posts antigos (2008) em que eu já estava reclamando do calor no começo de junho.

O clima em NY em junho é muito parecido com o clima de setembro, só que ao contrário. É quentinho e a temperatura não varia muito. No começo do mês a temperatura é um pouco mais baixa do que no final do mês, mas já é verão. Alguns dias são mais quentes (partiu praia?) e, a medida que o mês chega ao fim, o número de dias mais quentes aumenta. Então, junho = sem casaco! Mas em junho pode chover, então sombrinhas/guarda-chuva são acessórios legais na mochila.

Para quem está na dúvida de quando viajar, as vantagens de vir a Nova York em junho são:

  1. O clima: como é quente, as roupas são menores (não precisa de mala muito grande!);
  2. As lojas vendem roupas de verão;
  3. Os dias são longos. Dias com mais de 12 horas de sol (podem chegar a 15 horas de sol) permitem que você acorde cedo, passe o dia inteiro passeando e chegue de volta ao hotel às 21h e ainda é cedo!
  4. Se você não está acostumado com/não gosta de frio, essa é uma ótima época.
  5. Se você não está acostumado com/não gosta de calor, essa é uma ótima época.
  6. Alguns festivais de verão já começaram.
Como se vestir em junho

Como se vestir em junho

A temperatura no começo do mês fica em torno dos 18 a 25 graus, dependendo do dia e da hora. Na segunda quinzena a temperatura sobe um pouco, com média de 25 graus. Com o “horário de verão” (que começa em março), o sol nasce por volta das 5:30-6h e se põe por volta das 20:30-21h. 

Não sei se ficou claro, mas como já recebi perguntas sobre isso: de maio a setembro não rola ski. Ok? É verão (finalmente!) e não tem ski no hemisfério norte. Em junho pode dar praia, mas um aviso aos viajantes: em geral, as praias daqui:

  • não são muito bonitas;
  • são pagas [$5/pessoa pra entrar, algumas cobram $20 por carro (e/ou)];
  • apesar dos dias quentes, em junho a água ainda é muito fria e quase ninguém tem coragem de se jogar no mar;
  • algumas praias não são boas para ficar no mar;
  • nunca fomos. Nós nunca fomos às praias da região (NY, NJ, CT, etc.), então não temos recomendação alguma para dar :).

Então, que tipo de roupa trazer se estiver visitando NY em junho? Como o clima varia pouco nesse mês e é sempre quentinho, a mala é simples:

  1. Tênis (Sempre. O mais confortável que você tiver, com meias de algodão fininhas);
  2. Sandálias (para os dias de onda de calor, sandálias podem ser uma opção. O problema é que pode chover nesses dias… sempre recomendo tênis para os que vão passear bastante. Deixa a sandalinha para o dia de poucas andanças);
  3. Bermudas, saias, shorts (pode até trazer calça jeans, para os dias menos quentes);
  4. Camisetas, blusinhas, vestidos;
  5. Óculos escuros (boné/chapéu para quem gosta);
  6. Protetor solar;
  7. Guarda-chuva;
  8. Garrafinha de água na bolsa;
  9. Desodorante bom :).

Aí, de bônus, post sobre o que fazer em NY em junho.

Anúncios

8 respostas em “Clima de Nova York em Junho

  1. Olá, achei seu blog “por acaso” no Google, mas gostei muito.. E esta bem atualizado!
    Bom, estou indo com meu marido a primeira vez a NY no final de setembro, entre 19 a 28 e gostaria de saber sobre o clima nesse mês? Nunca acho nada falando sobre setembro…

    Desde já obrigada pela atenção. E parabéns pelo blog é excelente!

    • no começo do mês, é mais parecido com agosto. no final do mês, vai ficando parecido com outubro. Dá uma olhadinha nos posts sobre esses 2 meses que eles te darão uma noção.

  2. Pingback: Clima de Nova York mês-a-mês | Big Apple com Rapadura

  3. Pingback: Clima de Nova York mês-a-mês | Big Apple com Rapadura

  4. Gostei do seu blog e gostaria que vc esclarecesse allgumas dúvidas: estou indo de 3 a10 de setembro com meu marido e não dabemos ingles. Sera possível nosvirar lá? Que tipo de roupas devemos levar? Tem algumas dicas pra nos dar ? Obrigada!

    • Dá pra se virar sim, mas vcs precisam ser desenrolados. Vcs vao encontrar funcionarios que falam portugues, mas em relativamente poucos cantos da cidade (sei que tem na Macy’s, por exemplo). Sobre a temperatura, é parecido com o final de junho. venha preparada para o calor, mas pode ser que dê uma esfriada, como no ano passado, em que as noites chegavam a 12 graus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s