O topo de Manhattan: visitando o Top of the Rock

Ontem fizemos um passeio 100% turístico, coisa que a muito tempo não fazíamos. O dia estava mais ou menos, mas como ultimamente tem chovido quase todo final de semana, um dia nublado estava mais agradável do que a média. No final da tarde, passamos no MoMA (o museu de arte moderna) e no finzinho da tarde, início da noite, fomos ao Top of the Rock: ver Manhattan de cima!

DSC00539

O Empire State

Quase todo mundo que vem aqui quer visitar o Empire State (que se fala “empáire” e não empire, como ouvimos brasileiros falando ontem!). Durante muitos anos o Empire State foi o prédio mais alto da cidade, perdendo apenas para as Torres Gêmeas do World Trade Center. Depois do ataque no 11 de setembro, o Empire State voltou a ser o prédio mais alto, até 2012, quando a nova torre do World Trade Center (que era chamada de Freedom tower quando estava sendo construída) subiu.

Voltando ao tópico. Com seus 102 andares e 380 metros de altura, o Empire State é o segundo prédio mais alto da cidade. Se aproveitando da altura, o prédio tem um observatório (é assim que se chama?), ou seja, você paga a bagatela de $25 e tem direito a visitar o topo do prédio, tendo acesso a umas das vistas mais lindas da cidade.

Mas espere um momento, cara pálida! Todo mundo sabe que o Empire State é O prédio de NY, é O skyline. É A cara da cidade… o que todo mundo quer é a foto DO Empire State. Então, eis nossa dica: pule a visita ao Empire State e corra para o Top of the Rock, o observatório do Rockefeller Center. O TotR é um pouquinho menos cheio que o Empire State e um pouquinho mais caro ($27), mas tem uma vista MUITO melhor. “Por quê?”, vocês nos perguntam. Bem, porque do TofR você tem (quase) a mesma vista linda que se tem do Empire State, vendo a cidade de cima, com todos os seus prédios altíssimos e Times Square. Mas, além disso, você tem a vista do Central Park E do Empire State! Boom! Double bonus!

DSC00572

Vista norte do TotR de dia: Central Park

O melhor horário para ir ao TotR depende de você. Muita gente adora ver o sol se pondo e a luz dourada iluminando a cidade. Outras pessoas preferem ver a cidade à noite. A cidade à noite é realmente linda, mas o melhor é que você encaixe a visita de maneira que não atrapalhe o resto do seu dia. Se você é do tipo que passa o dia batendo perna e fazendo compras e está super cansado no final do dia, melhor começar pelo TotR. Lá em cima quase não tem lugar pra sentar e se você quer tirar A foto perfeita e vai passar muito tempo lá, vai ficar em pé o tempo todo. Melhor fazer isso no começo do dia. Se você está com crianças ou idosos, que também tendem a ficar cansados no final do passeio, prefira a manhã/tarde. Se você faz questão de ir à noite, tente ir num dia que os passeios diurnos foram mais leves ou então se jogue mesmo. Turistar é isso mesmo, é morrer de cansaço no final do dia.

Se você quer ver à cidade à noite, saiba que é a hora mais concorrida do TotR. Vai ser chato conseguir lugar para tirar a sua foto e ainda os flashes iluminando as placas de segurança podem atrapalhar a foto. Mas, quando você consegue o lugarzinho, a foto fica linda!

DSC00616

Vista sul do TotR: Empire State (e a torre do Bank of America, à direita) e, ao fundo, o One World Trade Center

Para chegar no Top of the Rock, vá para o Rockefeller Center (rua 50, entre 5a e 6a avenidas). Em frente ao café (ou pista de patinação) está o prédio. Procure a entrada à direita do prédio (rua 51, acho). Na entrada você vê “Top of the Rock” e “Observation Deck”. Basta entrar ali, descer as escadas e comprar o ticket. Você compra o ticket para pegar o elevador em uma janela de 15 minutos, ou seja, se você chegar às 11 da manhã, você pode comprar o ticket para 11:05-11:20, 11:10-11:25 ou 11:15-11:30, por exemplo. Daí, quando der a sua hora, você entra na fila. Na verdade, acho que eles quase não olham isso, então chegue na fila e compre o ticket e pronto. Não se preocupe com a hora. MAS, caso você queira comprar o ticket e fazer alguma outra coisa antes, melhor pedir o ticket para a hora que você quer, tipo, meio dia. Daí você só pode entrar perto de meio-dia. O horário do ticket é apenas para controlar o número de pessoas mas, uma vez lá em cima, você pode ficar quanto tempo quiser. Ontem nós queríamos ver o Empire State acender, então chegamos às 18h e compramos os tickets para as 18:40. Subimos às 18:40 e ficamos lá até as 20:30.

Eles oferecem um mapa da cidade, mostrando os prédios principais, por $3. Eu recomendo comprar 1 por grupo. E, lá em cima, eles têm aqueles binóculos de mirante, para usar com moeda. Se você tem crianças acima de 7 anos, sugiro que leve umas moedas para que as crianças se divirtam. Outra dica é que o deck tem 3 níveis. O primeiro nível é o mais cheio. Passe direto dele e vá para o segundo nível. Tire algumas fotos e tente o 3 nível. No 1o e no 2o nível, o deck tem placas de proteção que podem refletir o flash à noite. No terceiro nível não tem.

A última dica que damos é a seguinte: mesmo que você tenha medo de altura, vá! O primeiro nível, além do terraço, tem um “salão”, onde você pode ver a cidade se ficar na beira do topo do prédio. Janelões emulduram o Empire State lindamente, dando a oportunidade de fotos lindas mesmo para os que não gostam de lugares altos.

Então, para ter uma das fotos mais lindas da cidade, não deixe de ir ao Top of the Rock!

Anúncios

3 respostas em “O topo de Manhattan: visitando o Top of the Rock

  1. Oi,
    Você pode me informar se esse prédio (e os prédios em geral) são acessíveis para quem usa cadeira de roda ou aquelas scooters para deficientes? E nos terraços a que você se refere, o acesso é através de escadas?
    Muito obrigada,

    • Eu ACHO que eles são. No TotR, o acesso para o 1 terraço é de elevador. Para o 2 e 3 o acesso é através de escadas. Mas se você entrar nos sites oficiais, eles vão ter essa informação mais atualizada e detalhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s