O MoMA – update 2013

Esse post é muito parecido com o post que publicamos aqui em 2010. Usei o mesmo template e apenas atualizei as informações. Desde 2010, temos ido ao MoMA cada vez mais, então  achei que podia trazer informações atuais interessantes.

Golden Marilyn Monroe (Warhol)

MoMA (museu de arte moderna, The Museum of Modern Art) fica em Midtown, entre a 5a e 6a avenidas, na rua 53. O museu funciona diariamente das 10:30 às 5:30 (até as 8 da noite nas sextas e, durante o verão, nas quintas) e a entrada custa $25. (Update com a dica do Renato Thibes: nas sextas, a partir das 4 da tarde, a entrada é de graça)

Apesar de ser um museu mais caro que os demais, é um lugar que super vale a pena visitar. O museu é bem moderno, super clean, e tem exposições maravilhosas. São 6 andares: no 6o andar ficam as exposições temporárias; no 5o e 4o andares, esculturas e pinturas; no 3o andar ficam arquitetura e fotografias; no 2o andar ficam livros, arte contemporânea e mídia; e no térreo fica um jardim lindo. O museu é grande, então o ideal seria visitá-lo em vários dias, mas como é caro, eu não recomendo. Mesmo pra quem gosta muito de museu, depois de 2 ou 3h andando e parando, não tem quem aguente. Sugiro que você escolha o tipo de arte que mais gosta e vá para esse andar. Dá para fazer uma visita express em 3 andares, vendo as obras e artistas principais. A não ser, claro que você seja um grande apreciador de arte moderna e tenha tempo de visitar o museu com calma. Se você não tem um dia inteiro disponível e/ou não é um grande apreciador de arte moderna, não vale a pena se cansar imensamente para visitar os seis andares, porque, no final, você já vai estar cansado e meio aborrecido e o museu vai perder 50% da graça. Planeje poucas exposições e as veja com calma. Saia do museu inteiro e feliz.

Ah, pegue o audio-guide. Basta deixa um documento com foto (mas eles não aceitam passaporte. Leve sua identidade/cartão de crédito com foto) e pegar (com um documento você pode pegar pelo menos 2 audios, talvez até mais, se estiver em grupo). Existem áudios em várias línguas, então é provável que exista em português. Em geral, eles perguntam se você quer em inglês. Se não perguntarem, pergunte você.

O museu tem vários cafés (3, acho), inclusive um no jardim, que funciona apenas no verão. Se você quer ver o museu todo, vale a penas, entre 2 andares, descansar um pouco no jardim, tomando um café, sorvete ou mesmo vinho ou cerveja. Também vale visitar as duas lojas (uma no próprio museu, outra em frente).

Autorretrato com cabelo cortado (Kahlo)

Eu sempre acho que planejamento é o segredo de uma ida ao museu, especialmente em museus grandes e cheios. Como durante a viagem é difícil parar e planejar essas coisas, agora, enquanto você está em casa, planejando a viagem, dê uma olhada no site do MoMA, veja as exposições e escolha os artistas/obras que você quer ver. A exposição permanente, como o nome diz, dificilmente muda, mas não custa nada conferir na semana que você vai viajar se as obras ainda estão aqui ou se foram emprestadas a outros museus.

Considerando sempre que eu sou uma desconhecedora de arte, aqui está uma sugestão de visita para aqueles que querem fazer uma visita mais rápida. Não sei se são as obras principais, mas foram as obras que eu parei para ver na última visita relâmpago que fizemos (uma hora e meia).

A dança (Matisse)

  1. Comece pelo 5o andar (Painting and Sculptures I: 1880s-1940s): aqui estão as obras de vários artistas como Dali, Frida Khalo, Picasso, Matisse, Monet e van Gogh. Aqui estão o Autorretrato com cabelo cortado (F. Kahlo), Noite Estrelada (van Gogh), Les Demoiselles d’Avignon Two Nudes (Picasso), A Dança (Matisse), e Lírios de água (Monet).
  2. Siga para o 4o andar (Painting and Sculptures II: 1940s-1980): aqui estão as obras de artistas mais contemporâneos. Passe rápido para: One: number 31 (Pollock), Moça com a bola (Lichtenstein), Antes e depois e Marilyn (Warhol. Também não deixe de ver as Sopas Campbell, perto do café no 5o andar).
  3. No 3o andar você pode dar uma olhada na exposição de fotografia, que sempre muda, na exposição de arte e design e/ou na exposição especial. Nós escolhemos fotografia e a especial que, quando fomos, era sobre som.

    Na exposição especial, sobre som.

    Na exposição especial, sobre som.

  4. No 2o andar estão obras de arte contemporânea. Nós pulamos essa parte.
  5. Finalmente, vá para o 1o andar e aproveite o jardim das esculturas, se estiver aberto.
DSC00549

Noite estrelada (van Gogh)

Imagens: MoMA e arquivo pessoal.

Anúncios

2 respostas em “O MoMA – update 2013

  1. olá,

    gostaria de saber se é verdade que eu posso dizer quanto quero pagar para visitar o moma e alguns outros museus. li isso em alguns lugares, parece que é um programa de incentivo, para que mais.pessoas possam conhecer os museus.

    obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s