Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar

Nos dois outros posts sobre como andar de metrô em Nova York nós falamos sobre como comprar o Metrocard (parte 1) e como entender o mapa do metrô (parte 2). Essa terceira parte vai ser curtinha, com uma dica prática de como se localizar na cidade e decidir que trem pegar para fazer seus passeios. Mas, antes disso, uma coisa fundamental: não esqueça de pegar o seu mapa de metrô em qualquer estação de metrô da cidade. Vá para o atendente (na cabine. Não tem em toda estação, mas em quase todas) e peça um subway map. Eles vão te dar (a não ser que esteja faltando na estação, daí você vai na próxima e pede), é de graça. Leve esse mapa com você sempre. E se esquecer no hotel, peça outro na estação.

Como agora você não deve ter um mapa, clique aqui para baixar o mapa oficial (o mesmo que você recebe na estação) e ir se acostumando. E, como já dissemos no post anterior: assim que você receber o mapa, marque a estação mais próxima do seu hotel. Assim fica mais fácil identificar para onde você quer ir no final do dia.

Pode parecer complicado, mas ir de um lugar para o outro em Nova York é muito simples. Lembre-se de que na maior parte da cidade as ruas são numeradas e crescem para o norte. O resumo geral é assim: (1) veja qual a estação mais próxima da atração que você vai visitar e veja que trens param ali; (2) veja qual a estação mais próxima de onde você está e veja que trens param ali; (3) determine o(s) trem(ns) que você pode pegar; (4) decida se a direção é uptown ou downtown.

Agora, no resto do post, vamos dar 2 exemplos de como decidir que trens pegar de um lugar para o outro. O primeiro exemplo é mais simples, e o segundo exemplo envolve uma transferência.

  1. Identifique para onde você quer ir: no mapa do metrô, identifique o lugar para onde você quer ir. Para treinar: no mapa que você baixou, procure a rua 53, entre as avenidas 5 e 6 (estamos procurando o Museu de Arte Moderna). Achou?
  2. Marque a estação de metrô mais próxima. Nesse caso, deve ser a 5Av/53 St. É uma estação com bolinha branca (ou seja: trens locais e expressos param aqui – lembre que você tem essa legenda no mapa).
  3. Identifique as linhas de metrô que passam nessa estação. As linhas são laranja e azul. Certo?
  4. Agora veja que trens passam nessa estação. Os trens E e M param aqui. Aí você dá uma olhadinha no mapa e vê que o trem E é azul e o M é laranja.
  5. Preste atenção nos detalhes da estação: nesse caso, o trem E está em negrito e o M não está. Na legenda do mapa você vê que negrito significa que o trem sempre para ali. Sem negrito significa que o trem às vezes não para ali. Em geral, o sem negrito significa: o trem só para aqui de segunda-sexta, 6-23h.
  6. Baseado no dia e horário, agora procure a estação mais próxima de onde você está. Digamos que você está saindo do seu hotel, que fica na rua 23, entre 6a e 7a avenidas. A estação é a 23 St, linha laranja.
  7. Veja que trens passam nessa estação. Nesse caso, os trens F e M. Que você sabe que são linha laranja, porque nessa estação só tem uma linha laranja passando.
  8. Identifique se você quer ir uptown ou downtown. A estação que você quer descer fica acima da estação em que você vai pegar o trem? UPTOWN. Fica abaixo? DOWNTOWN.
  9. Resuma seu trajeto: ir para a estação 23St, pegar o trem M uptown e descer na estação 5Av/53St.

Agora, vamos fazer o passo-a-passo com transferência. Digamos que você agora quer ir fazer compras na Century 21. A loja fica em downtown Manhattan, na rua Cortland, pertinho do World Trade Center.

  1. Identifique para onde você quer ir: Marque o World Trade Center/Memorial  do 11 de setembro no mapa.
  2. Marque a estação de metrô mais próxima. Estação World Trade Center.
  3. Identifique as linhas de metrô que passam nessa estação. Linha azul.
  4. Agora veja que trens passam nessa estação. Trem E. 
  5. Preste atenção nos detalhes da estação: a estação é uma bolinha preta (trem local) e o E está dentro de um quadrado (isso significa que essa estação é a última parada do trem E).
  6. Agora procure a estação mais próxima de onde você está. Você ainda está no seu hotel, que fica na rua 23, entre 6a e 7a avenidas. A estação é a 23 St, linha laranja.
  7. Veja que trens passam nessa estação. Os trens F e M.
  8. Transferência: como a linha azul não passa nessa estação, você precisa fazer uma transferência. Seguindo a linha laranja, procure uma estação em que ela cruze com a linha azul. A estação é a W 4 St/Wash Squ. Então, você quer ir para essa estação.
  9. Identifique se você quer ir uptown ou downtown. Você está indo da rua 23 para rua 4 –> DOWNTOWN.
  10. Resuma seu trajeto 1: ir para a estação 23St, pegar o trem F ou M downtown e descer na estação W 4 St/Wash Sq.
  11. Faça a transferência: Na estação W 4 (West 4th), procure as placas para o trem E.
  12. Identifique se você quer ir uptown ou downtown. Você está indo da rua 4 para o sul da cidade –> DOWNTOWN.
  13. Resuma seu trajeto 2: na estação W 4 St, pegar o trem E na direção downtown e descer na estação World Trade Center.

Parece complicado escrevendo assim, mas não é. Imprima esse post e traga com você na sua viagem, e refaça o exercício usando o seu mapa de metrô. Depois teste fazer isso para um de seus passeios e, voilà, você aprendeu a identificar que trem pegar! Também, se você tiver acesso à internet enquanto estiver por aqui, tente usar o Google Maps (use as directions) e/ou o HopStop para planejar seus passeios.

Esse post faz parte de uma série de 5 post sobre como andar de metrô em Nova York:

Parte 1: comprando o Metrocard

Parte 2: entendendo o mapa

Parte 3: decidindo que trem pegar (esse post)

Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô

Parte 5: identificando trens expressos e locais

Anúncios

27 respostas em “Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar

  1. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô | Big Apple com Rapadura

  2. Ei, achei excepcional suas explicações. Não consegui identificar no mapa de metrô, onde está o aeroporto JFK. Diante disso, indago, se poderia me ajudar a saber como faço para ir de metrô do aeroporto JFK para 3032 W 31st ST?

  3. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais | Big Apple com Rapadura

  4. Muito legal esta explicação de como andar o metro de NY. Só tive uma dúvida….. no segundo exemplo a linha laranja q passa no metro indicado também não estaria incluída a linha “B” e “D”?

  5. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard | Big Apple com Rapadura

  6. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa | Big Apple com Rapadura

  7. Poderia me informar, caso queira pegar por ex a linha laranja da 7ª para a 5ª av, ou seja, sentido leste para oeste. Como fazer? As linhas não andam nesse sentido? Tenho q descer em alguma estação e mudar de trem? Obrigada

  8. Thaisa

    No primeiro exemplo você colocou que a linha E está em negrito e a M não, mas não consegui identificar isso nem nas linhas e nem no quadro com as letras que fica no mapa. Como eu vejo que E está em negrito e M não?
    E muito obrigada , seus posts são maravilhosos. Meu medo de ir está ficando menor rsrsr.

    • Laine, não sei como explicar melhor do que isso. Mas a única maneira de ver o negrito é no mapa em PDF (e não no Google Maps). Se vc está com o PDF aberto, dê zoom na estação 5 av/ 53 ST até que vc note a diferença entre as letras E e M.

      Sobre “No quadro onde ficam as letras” acho que vc se referiu ao quadro de legenda no pdf, né? Bom, olhando apenas as linhas de metrô, não tem diferença mesmo. Mas se vc olhar no quadrinho acima das linhas, está a explicação do mapa, explicando o que são bolinhas brancas, pretas, negrito e não negrito. No exemplo do PDF, a estação é “Station Name” e as linhas de metro são A e B, A em negrito e B não. E explica que A (negrito) é full time service e B (não negrito) é Part-time service.

  9. Oi Thaisa, td bom?

    Achei muito boa a explicação sobre o metro, mas estou com duvida: para ir ao WTC do hotel em que vou me hospedar (a estação mais próxima do hotel é a Rockefeller Center – linha laranja -trem B D F M), posso pegar qualquer trem, seja B D F M desde que seja sentido DOWNTOWN e então desço na W 4 ST para fazer a transferência, ou preciso escolher um trem específico, só o B ou só o D, por exemplo?

    E para ir do hotel até Brooklyn Bridge (que me parece ser a linha verde – City Hall), pelo que entendi devo pegar o trem na estação Rockefeller (qualquer letra de trem?) sentido downtown e então desço na estação Bleecker St ou Bway para fazer a transferência? Nessa estação Bleecker ou BWAY eu continuo pegando trem sentido downtown, mas qual letra de trem pegar? E então desço na estação que tem um número 6 no quadrado verde, é isso?

    Muitooooo Obrigada pelo auxílio!

    • Karoline, depende do dia da semana e da hora. As linhas B e M só funcionam de seg-sex, 5-23h. Em geral linhas da mesma cor param na mesma plataforma (algumas exceções, como na Penn Station), então tanto faz qual linha vc pega. Para ficar mais fácil, escolha uma linha e fique com ela, caso vc não tenha certeza das outras. Mas, na teoria, vc poderia pegar qlqr linha do Rockefeller-West 4, apesar das linhas B e D serem (express e) mais rápidas.

      Na estação Rockefeller passam apenas os trens da linha laranja. Vc precisa pegar uma linha laranja que faça transferência com uma linha verde (ou amarela. A estação City Hall é bem perto da Ponte do Brooklyn).

      Se vc prestar atenção no mapa, vc vai ver que a estação Bleecker é da linha verde e a estação Broadway-Lafayette é da linha laranja, e tem uma ponte branca ligando essas duas estações. Isso significa que, mesmo sendo estações diferentes, vc consegue andar de uma para a outra por dentro da estação (ou seja, sem precisar sair e pagar novamente). Então, vc desce na Lafayette e anda (por dentro da estação) até a Bleecker. Dentro da estações tem várias placas indicando o caminho.

      • Agora sim entendi! E então caso eu siga pela linha verde e faça a trasnferência na Broadway p/ a estação Bleecker eu pego na estação Bleecker o trem nº 06 downtown para chegar na estação Brooklyn Bridge, certo? O que seria esse numero 6 dentro de um quadrado Thaisa?

  10. Oi…seu post é super bem explicadinho….
    Mas fiquei em dúvida quando fui tentar fazer um trajeto…Poderia me ajudar?

    Estando na 34st Penn station (ACE LIRR) para ir para South Ferry?

    E para a Grand Central Station?

    Obrigada

    • Oi Michelli, vc realmente tem que ver isso no google maps. Para south ferry, na 34, vc pega o 1. Pra Grande Central vc pega qlqr linha para a times Square e de lá, pega o shuttle.

  11. Farei um estagio num hospital de Manhattan e estava preocupado em achar hoteis na regiao, que sao carissimos, pois nao sabia andar de metro, agora acho que posso arriscar ficar um pouco mais longe e ir de metro e economizar. obrigado

    • Boa sorte no estágio!!!! Se vc vai ficar mais tempo, tenta dar uma olhada em airbnb ou pessoas que dividem quartos. Normalmente nas comunidades brasileiras vc encontra essas informações.

  12. Olá Thaisa, primeiro tenho que te dizer vc é ótima! o “big apple com rapadura” é show ! Muito obrigada pelas dicas, graças aos seus posts estamos entendendo o metro de NYC. Só tenho uma duvidazinha , você acha muito perigoso pegarmos o metro (A) no aeroporto JFK e descer na 59st, estaremos em 5, cada um com uma mala, sabe nos dizer quais os horários que os metros costumam estar cheios? Se pegarmos o metro por volta das 11hs am geralmente esta muito cheio? Muitíssimo obrigada

    • Mil desculpas pela demora. Esse comentário chegou e por algum motivo eu não vi. Imagino que vcs já chegaram e voltaram, mas quem sabe a resposta ajuda outra pessoa. Não acho o metrô, em geral, perigoso. Eu não faria isso sozinha muito tarde na noite. Mas, fora isso, não vejo problema algum. Os metrôs, em geral, são cheios no horário de trabalho (entre7-9am e entre 4-6pm).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s