Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô

Ok, agora você já comprou o seu metrocard e sabe para onde ir. O desafio agora é entender as placas do metrô e saber para onde o trem está indo. As estações de metrô são bem sinalizadas, então se você prestar um pouquinho mais de atenção, tudo fica fácil.

Revisão: já falamos em outro post, mas é bom relembrar. Uptown significa “cidade alta” e downtown, “cidade baixa”. Ou seja, trens indo na direção uptown estão indo para a parte de cima da cidade, para o norte, e trens indo na direção  downtown estão indo para o sul da cidade. Em Manhattan é muito fácil se localizar porque as ruas são numeradas, e elas crescem para o norte. Ou seja: a rua 14 fica ao norte da rua 13 e ao sul da rua 15. Se você está andando na rua e passa pelas ruas 23, 24 e 25, você está indo para o norte da cidade. Se você passou pelas ruas 32, 31 e 30, está indo para o sul. Ok? Então, se você quer ir para uma rua “maior”, você quer ir uptown. Quer ir para uma rua “menor”, downtown.

IMG_20130916_141119

Antes de entrar na estação: que trens passam aqui? Para onde eles vão?

Antes de entrar na estação, sempre leia as placas do metrô. Na maioria dos casos, as estações dão acesso aos trens indo em todas as direções (downtown e uptown). Esse é o exemplo da foto acima. Mesmo sem entender inglês, você é capaz de ler a placa:

  • Union Square Station: a primeira linha tem o nome da estação, nesse caso, a estação 14 street – Union Square.
  • As letras e números coloridos são os trens que passam na estação (aqui, trens L, N, R, Q, 4, 5 e 6).

Se a estação for all directions ou não tiver informação da direção, significa que você pode entrar na estação e pegar aquele trem indo para o norte (uptown) ou sul (downtown).

IMG_20130817_183411

Se a placa diz apenas uma direção (Uptown & The Bronx; Uptown & Queens; Downtown & Brooklyn; Downtown; Uptown), os trens correndo nessa estação passam apenas na direção indicada. Na foto acima, o trem 6 passa na estação (Spring) apenas na direção Uptown & The Bronx, ou seja, vão apenas para o norte dessa estação (essa é a Spring, então os trens vão para as ruas 14, 23, 42, etc.) Se você quer ir para a ponte do Brooklyn (mais ao sul da ilha), você quer ir para o SUL dessa estação, então, você precisa procurar a entrada que diga Downtown, como na foto abaixo.

IMG_20130817_183311

Dentro da estação: para onde eu vou?

Estações que tem apenas uma plataforma (as que são apenas em uma direção, tipo downtown) são mais fáceis de lidar porque você entra e vai para o único lugar, a única plataforma, e pega o trem. Mas em estações, como a Union Square e Times Square, que em que vários trens passam, preste atenção nas placas! Placas acima das escadas informam as linhas de trens que param naquela plataforma e a direção que eles vão.

Dentro da estação: mudanças previstas!

Apesar do sistema de metrô funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 (ou 366) dias do ano, nem todas as linhas de trem funcionam todos os dias/horas. Por isso, leia as placas :). Não precisa se desesperar e sair procurando placas na estação, mas se você vir uma placa, leia. Se o trem tem mudanças previstas (tipo, para de passar tarde da noite ou no final de semana), as placas são bem visíveis. No exemplo abaixo: nessa estação, no final de semana (weekend) o trem R para na plataforma dos trens N e Q; e tarde da noite (late night), o R não passa na estação (use o N ou Q). 

IMG_20130817_185843

Na plataforma: que trem eu pego?

IMG_20130603_125112

Crie o hábito de, sempre que entrar na plataforma, procurar a placa e ler com cuidado. Mesmo que você acha que sabe, todo mundo erra. É um bom hábito, que, mesmo depois de 6 anos morando aqui, eu ainda tenho. A placa diz várias coisas. No exemplo acima, apenas o trem Q para nesse trilho. Do lado esquerdo, você tem as informações para Manhattan e, do lado direito, informações sobre quando o trem chega no Brooklyn. Lado esquerdo –> direção do trem: downtown & Brooklyn; rota do trem: via Broadway Express (ou seja, o trem vai pela Broadway e é expresso). Lado direito –> direção do trem: to Coney Island (Coney Island é a estação final); rota do trem: via Brighton Local all times (vai por Brighton e é local).

Na placa abaixo: os trens que param nesse lado da plataforma são o N e o R. À esquerda: os dois trens estão indo na direção downtown & Brooklyn. Eles vão pela Broadway e são locais (Lcl). No meio: o N vai para Coney Island (Is) via a Ponte Manhattan (Manhattan Bridge).

IMG_20130820_194352

IMG_20130820_194044

Nesse caso, o R é mais complicado, mas vamos quebrar a informação em partes.

  • Local wkdays & eves to Whitehall St.: o R é local nos dias de semana (wkdays = weekdays) e à noite (eves = evenings) para a estação Whitehall (St. = station).
  • Wkends R via Manh Bridge to Bay Rdg-95 St.: no final de semana (wkends = weekends) o R vai para Bay Ridge-95St. (estação no Brooklyn) via a Ponte de Manhattan (Manh Bridge).
  • No late night R service, take N to 36St, Bklyn for R: não há serviço do R tarde da noite (ou seja, o R não passa a partir mais ou menos das 23h ou meia noite). Daí, se você quer o serviço do R no Brooklyn, pegue o N para a estação 36 (no Brooklyn) e troque pelo R lá.

Quebrando a informação você limita o que você precisa entender. Tipo, se a informação é sobre dia de semana e noite e você está nesse horário, leia. Se a informação é sobre o final de semana e são 3 da tarde da segunda-feira, não tem pra que ler. Pode ser muita informação, mas identifique os pontos principais e só leia o que interessa. Não perca tempo com informações extras.

Esse post faz parte de uma série de 5 post sobre como andar de metrô em Nova York:

Parte 1: comprando o Metrocard

Parte 2: entendendo o mapa

Parte 3: decidindo que trem pegar

Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô (esse post)

Parte 5: identificando trens expressos e locais

Anúncios

21 respostas em “Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô

  1. Vou passar 04 dias em NY agora em Outubro e estou adorando a série como andar no metro. Muito esclarecedora. Espero que dê tempo de sair a parte 5 antes da viagem. Parabéns pelo blog tão bem cuidado.

  2. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais | Big Apple com Rapadura

  3. Bom dia!
    Vou a NY no próximo mês.
    Após ler seus posts, tracei o trajeto entre o Aeroporto JFK e o meu hotel, que fica na 59 west 46 Th street.
    Gostaria que você confirmasse para mim se está certo. Dessa forma, descubro se consegui entender corretamente.
    – Airtrain até a Jamaica Station. De lá, pegar a linha E ( azul) até a Briarwood Van ou a Kew Gardens ( essa estação será a melhor para descer?). Pegar a linha F ( laranja) e seguir nela sentido uptown até a Estação do Rockefeller. De lá, seguir a pé até o hotel.
    Adorei os posts sobre o metro.
    Espero ter aprendido como usá-lo.
    Obrigada

  4. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard | Big Apple com Rapadura

  5. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa | Big Apple com Rapadura

  6. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar | Big Apple com Rapadura

  7. Olá!! Seu blog é muito bom!!!

    Meu marido é cadeirante e quero pegar o metrô do Rockfeller Center até a área do Pier 17. Vi no Google Street View e no site do metrô e na estação Fulton St (que é acessível) tá escrito “For Uptown & Brooklyn enter across Broadway.

    O que isso significa? Como faço pra voltar pra área do Rockfeller center? Preciso de uma estação acessivel.

    Na verdade nesse dia irei sair do hotel (que fica na área da TS), ir ao Charging Bull, Stock Market, Trinity Church, Memorial do 11 de Setembro e ir ao Pier 17. O que você sugere? Contando que nem toda estação me atenderia…..

    Aguardo a sua ajuda!!

    Obrigada e parabéns!

    • Infelizemente não posso ajudar muito. Acho que vc tem que usar as informações desse site aqui (http://web.mta.info/accessibility/stations.htm) sobre as estações que são acessíveis a cadeirantes.

      A informação “for uptown & broadway enter across Broadway” significa que para pegar metrôs nessa direção, vc precisa usar a entrada do outro lado da rua, Broadway. (Inclusive, acho difícil que seja “uptown & Brooklyn…”, então é bom ficar de olho.

      Provavelmente, a estação para o SSSP vai ser a Chambers (se vc quer linha vermelha), que tem elevador (de acordo com o site da MTA). Para voltar para o RF, vc faz o mesmo caminho. Use as informações do site e faça uma lista das estações acessíveis. Acho que é a melhor maneira… 🙂

  8. Thaisa, tenho uma duvida que parece ser besta, mas enfim: quero pegar um metro do JFK para o rockfeller. Pesquisando pelo google maps, eu vejo que, após o airtrain, eu pegaria o metro na jamaica station em direção à estação da rockfeller center. O problema é o seguinte: ele diz que eu tenho que pegar a linha E(azul) e F (laranja) até lá. Em um determinado momento eu noto que, na estação forest hills o trajeto mudou de azul para laranja. Isso quer dizer que eu tenho que fazer uma mudança de trem (sair do azul) e entrar em outro (na laranja) ou eu devo ficar no trem que eu peguei no começo? Ou seja: toda vida que mudar as cores eu obrigatoriamente devo sair de um trem e entrar em outro?! Obrigado!

  9. Olá, Fiquei impressionado com a sua ajuda e como vou para NY agora em Junho/2015 com certeza vou me basear em suas informações. Desde já muito obrigado. Seu blog é riquíissimo.
    Vlw, Silvio, São Paulo-SP

    • Oi Silvio, obrigada pelo carinho! Espero que sua viagem seja ótima!!! Junho é uma época maravilhosa! Não deixe de procurar os eventos de verão que estarão acontecendo no Central Park e Bryant Park (dentre outros).

  10. Thaisa, estou indo a NY em setembro-15 e achei o máximo estes posts sobre o Metrô. Nota Dez e parabéns. Não vai ter erro.

  11. otimo post!! parabéns!! esta me ajudando muito!! só uma duvida: qdo chega a estação de descer é anunciado por auto falante ou como é?

    • É anunciado, mas nem sempre vc escuta ou entende. Várias vezes o sistema de som não funciona no carro que vc está ou no trem inteiro, ou o microfone é horrível ou mesmo vc não entende o que o condutor fala (aqui se brinca que eles falam “condutês”, e que é sinal de que vc está em NY a muito tempo quando vc entende o que eles falam). Melhor não esperar o anuncio e contar estações ou ler as placas mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s