Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais

Nessa série sobre como andar de metrô em Nova York, já explicamos como comprar o Metrocard (parte 1)como entender o mapa do metrô (parte 2)como decidir qual metrô pegar (parte 3) e como entender as placas no metrô (parte 4). Na parte 5, vamos falar um pouco sobre como identificar os trens expressos e locais.

Antes de causar desespero para as pessoas que acham que vão errar, prestenção: pegar o trem errado não faz mal. Vai te atrasar um pouco, mas assim que você notar que está no trem errado, desça na estação seguinte e pegue o trem certo ou pegue um trem voltando para estação que você estava inicialmente e recomece a jornada. Na maioria das estações é possível fazer a transferência de uptowndowntown de graça, só andando pela estação. Se por acaso você descer numa estação em que isso não é possível ( ou seja, você tem que sair da estação, procurar a estação na direção que você quer ir e pagar outra passagem), você pode pagar uma nova passagem OU você pega o mesmo metrô e desce na estação seguinte para fazer transferência sem pagar passagem. Ficou complicado? Então volta lá e leia a parte 2 dessa série.

Então, na parte 2 falamos sobre o mapa e como a coisa mais importante é sempre saber se você quer ir downtown ou uptown. Depois, na parte 3, demos um “passo-a-passo” de como saber qual metrô pegar e em que estação descer. Então, você já fez isso, mas agora quer saber se você pega o trem local ou expresso.

Imagine a seguinte situação (pega o mapa!): você está na Macy’s (rua 34) e quer ir para o seu hotel, na rua 24, entre a 6a e a 7a avenidas. No mapa, você vê que a estação que você quer descer é a da rua 23, dos trens F e M (linha laranja). Daí, você vê que na estação da rua 34, perto da Macy’s, passa a linha laranja. Yay. Mas aí, você vê que passam os trens B, DF e M. Os trens B e D NÃO param na estação da 23. Logo, eles são expressos e você NÃO quer pegá-los.

Agora, imagine essa outra situação: você está na Times Square (rua 42) e quer ir para a Union Square (rua 14). Você vê as estações próximas à Union Square e vê que as linhas amarela (trens N, Q e R), verde (trens 4, 5 e 6) e cinza (trem L) passam na Union Square. Você vê também que a linha amarela também passa na Times Square. Qual trem você deve pegar? Saber se o trem é expresso ou não, nesse caso, não faz muita diferença, porque os trens passam na estação que você quer descer. MAS, se você sabe que o Q é expresso, você sabe que da Times Square para a Union Square, ele para em apenas 1 estação (a 34), logo, ele é bem mais rápido que os demais.

Então, saber se o trem é expresso ou não não é fundamental. Mas, como identificar os trens?

  1. Leia o mapa do metrô: as estações com bolinha preta são estações onde apenas as linhas locais param. Se você está indo para essa estação, os trens que passam ali são trens locais (ou seja, param em todas as estações naquela linha). Se a estação é uma bolinha branca, é uma estação onde trens locais e expressos param. Trens que param apenas em bolinhas brancas são expressos.

    IMG_20130603_125137

    Nessa foto vocês conseguem ver uma plataforma no meio (onde está a lata de lixo) e trilho dos dois lados da plataforma. Nesse caso, a estação era dividida por direção dos trens (downtown, na plataforma em que eu estava quando tirei a foto, e uptown, a plataforma em que estão as pessoas na foto).

  2. Preste atenção às placas na estação: em algumas estações as plataformas aqui são divididas entre trem local ou expresso. Em estações assim (como a 34-Penn Station, para a linha vermelha), antes de pegar a escada para a plataforma, você precisa decidir que trem (expresso? local? tanto faz? – ps: se tanto faz, vá para o expresso) você quer pegar. Vá para a plataforma do respectivo trem e preste atenção em qual lado (qual trilho) está indo uptown ou downton. Em outras estações, como a Times Square ou a Union Square, as plataformas são divididas pela direção do trem, uptown ou downtown. Em estações assim, você primeiro precisa saber a direção em que você está indo (uptown? downtown?). Vá para a plataforma dessa direção. Agora, você precisa saber que trem(ns) você pode pegar e espere por esse(s) trem(ns).

    IMG_20130603_125112

    Na mesma estação que eu mostrei na foto anterior (plataformas divididas por direção do trem), na mesma plataforma passam os trens expressos, de um lado, e locais, do outro. Daí, antes de pegar o trem, preste atenção na placa em cima dos trilhos.

  3. Fale condutês: quando estiver entrando num trem, preste atenção ao que o condutor está falando. Ele SEMPRE diz se é local ou express, e qual vai ser a próxima estação. Se ele disser express, o trem é expresso :).
  4. Pergunte. Aprenda a falar “local” (lôcal) e express (équispréss) e pergunte a qualquer pessoa na estação. Basta dizer local que eles vão entender o que você quer saber e vão dizer para qual lado você deve ir.
  5. Se, por algum motivo, você estiver no Queens e for pegar a linha roxa (trem 7) ou no Bronx e for pegar a linha verde (trem 6): na sinalização na frente e laterais do trem, se o número estiver dentro de um círculo, ele é local. Se estiver num losango, ele é expresso. Mas aí, se você não estiver pegando o 7 para dentro do Queens ou o 6 para dentro do Bronx, não se estresse com isso.

O resumo é: você já tem tanta coisa pra se estressar quando está viajando, que a última coisa que você quer é mais estresse. Em vez de focar em qual trem é expresso ou não, foque em qual trem eu posso pegar? 

Essa série de posts sobre como andar de metrô em NY (sem entender inglês) foi dividida em 5 partes:

Anúncios

29 respostas em “Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 5: Identificando trens expressos e locais

  1. Olá Equipe do Big Apple com Rapadura,

    adoro seu site, leio faz algum tempo, parabéns!!

    Agora estou trabalhando em uma empresa que procura sites interessantes para outras empresas como possíveis parceiros. Como leio o Big Apple, achei que seria uma boa oportunidade.

    O que acham?

    Obrigado, Noah.

  2. De todos os sites que pesquisei com relação ao metro de New York, este realmente é o melhor. Mas restou uma dúvida. Numa estação, ou plataforma onde passam vários trens, em que local do trem está indicada a linha que ele se refere?

  3. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 1: Comprando o Metrocard | Big Apple com Rapadura

  4. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 2: Entendendo o mapa | Big Apple com Rapadura

  5. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 3: decidindo que trem pegar | Big Apple com Rapadura

  6. Pingback: Como andar de metrô em Nova York (sem entender inglês) – Parte 4: aprendendo a ler as placas de metrô | Big Apple com Rapadura

  7. Thaisa os seus posts irão ser a minha leitura durante a viagem. Estão fantásticos! Estou em Portugal e já me sinto em Nova Iorque. Muito obrigada!

  8. Estarei em NY no fim de dezembro e estava preocupado sem entender todas essas letras e números rsrs agora ficou mais fácil! Gostei muito das dicas, foram muito úteis! Parabéns e obrigado!

  9. É um blogue com dicas fantásticas. Estive em Nova Iorque em Outubro e quase que já conhecia o Metro antes de lá chegar, só pelo que li neste blogue. Mas, mesmo assim, imprimi e levei as “instruções” comigo. Parabéns, muito bom mesmo!

  10. Aquele APP NYC Subway para android ele já faz o calculo para você é confiável ? fiz algumas simulações nele mas achei que os calculos são + – ou não estou sabendo as regras.
    Ex: Simulando ir da 34st Penn para a Wall St / Willian St o app diz que tenho que pegar somente o vermelho 3 , essa é uma linha expressa correto? e essa estação Wall St é local. Como fica?

    • Nunca usei esse app, mas a informação dele está correta: da Penn Station pra Wall St vc realmente pega o 2 ou 3, que são linhas express. A Wall St. station é express, e não local. O 1 (local) não para lá.

      • Mas a Wall St linha vermelha é (bolinha preta conforme mapa) isso não é local?

      • A coisa realmente começa a complicar. A partir da estação Chambers as linhas 1, 2 e 3 se separam. A 1 (local) vai para o extremo sul da ilha e as linhas 2 e 3 vão para o Brooklyn. Depois da estação Chambers, as linhas 2 e 3 ficam locais em Manhattan (por isso bolinha preta).

      • Boa Thaisa,
        Agora olhando melhor a 3 acaba virando local.. que bom que o app é confiável !!! não precisa ficar pensando só digitar e seguir para cima ou baixo.

  11. Bom Dia!
    Thaisa,

    Estou pesquisando sobre o metro, e ncontrei o blog.
    Estou com essa duvida:
    Nesse primeiro exemplo – Moma – eu poderia também pegar o trem F? Eu estou simulando ano google maps e ele me da a opçao de ser o F ou M.
    No blog informa para pegar o M.
    Como saber se o trem é Uptown ou Downtown?

    obrigada,

    • Oi Tania, vc poderia pegar o F, mas iria p/ outra estacao. No post eu me referia apenas a estacao 5th ave/53rd st.

      Tem um post explicando como saber se o trem eh downtown ou uptown. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s